05/04/2018
18.30 / Grande Auditório do ISCAP


Sessão de Lançamento do livro "Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas"

Coord. CEI – ISCAP/P.PORTO






 

Sessão de Lançamento do livro "Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas"

Clara Sarmento & Sandra Ribeiro (coord.)
Porto: Vida Económica, 2018
ISBN 978-989-768-459-3


Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas liga a investigação científica produzida no ensino superior ao mundo empresarial, em sintonia com a realidade do contexto socioeconómico contemporâneo. Este livro oferece novas abordagens multidisciplinares às competências de comunicação intercultural e viabiliza o intercâmbio e a reflexão crítica e colaborativa entre os conhecimentos académicos e empresariais, de modo a desenvolver novas metodologias de trabalho que constituam exemplos de boas práticas.
Ao longo das páginas de Cultura & Negócios, os diversos autores comprovam o valor do conhecimento cultural e das produções criativas – da literatura aos meios de comunicação social passando pelas artes plásticas, tanto tradicionais como modernos – para as empresas e para a formação de empreendedores, profissionais e comunicadores de negócios, enfrentando a tendência que o senso-comum revela para considerar a cultura como um sector menos válido da economia.
Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas assume-se assim como uma fonte inclusiva de estratégias e de capacidades atentas à estética, à ética, à humanidade e à glocalidade patentes em produtos culturais relacionados – ou relacionáveis – das mais diversas formas com a economia e os negócios sustentáveis, num ambiente de diálogo intercultural.



__________________________________________________________________________________________________________________________

Índice


Introdução
I. Tradições Populares & Economia.

1- Eco-Economia e Tradições Populares, Ana Paula Guimarães (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, FCSH-Universidade Nova de Lisboa)
2- Vender, Trocar, Doar, Roubar e Especular em Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho, Carlos Augusto Ribeiro (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, FCSH-Universidade Nova de Lisboa)
3- O Poeta Usuário: Economia Mercantil e Modelos Narrativos na Idade Média, Carlos Clamote Carreto (Universidade Aberta e Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, FCSH-Universidade Nova de Lisboa)
4- A Economia das Tradições: O Barco Moliceiro da Ria de Aveiro, Clara Sarmento (Centro de Estudos Interculturais, ISCAP/P.PORTO)


II. Economia, Ciências & Culturas em Diálogo.

1- O Mecanismo de Trocas Altruístas num Mundo Competitivo, Adérito Araújo (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra)
2- A Economia e a Gestão na Obra de Fernando Pessoa, José Vaz Marta (ISCAP/P.PORTO)
3- Economics and Art in the Avant-Garde British and German Little Magazines during World War I, Manuela Veloso (Instituto de Literatura Comparada, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Estudos Interculturais, ISCAP/P.PORTO)
4- Entre Lei, Economia e Cultura: A Convergência da Civil Law e da Common Law, Maria Elisabete Ramos (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra)
5- A Contabilidade como Estrutura de Comunicação, Paulo Vasconcelos (ISCAP/P.PORTO)


III. A Diversidade Cultural & Os Artifícios do Marketing.

1- A Importância dos Aspectos Culturais nos Negócios com a Rússia, Dária Tchubokova Ferreira (Market Access)
2- Uma Análise de Elementos Estrangeiros em Anúncios de Revistas Femininas, Elsa Simões & Sandra Tuna (Universidade Fernando Pessoa)
3- Marcas, Arquétipos e Culturas: Da Estratégia à Comunicação, Paulo Ribeiro Cardoso (Universidade Fernando Pessoa e Universidade Lusíada do Porto)
4- Semiótica e Branding: O Caso da Marca ‘Espanha’, Sara Cerqueira Pascoal (Centro de Estudos Interculturais, ISCAP/P.PORTO)
5- Contributos Culturais para a Gestão das Marcas Lugares/Cidades, Sandrina Francisca Teixeira (ISCAP/Politécnico do Porto)


IV. O Projecto TSDIA/EnDENT: Ferramentas Interdisciplinares no Mundo Laboral.

1- A Content & Language Integrated Learning Approach to English for Dentistry: The Project TSDIA/EnDENT, Indra Karapetjana, Gunta Rozina, Ieva Henkuzena (University of Latvia), Egija Zaura (Academic Centre for Dentistry, University of Amsterdam), Sandra Ribeiro, Clara Sarmento (Centro de Estudos Interculturais, ISCAP/P.PORTO)
2- Transversal Skills in the World of Work: A Perspective from Applied Linguistics, Indra Karapetjana, Gunta Rozina, Ieva Henkuzena (University of Latvia), Egija Zaura (Academic Centre for Dentistry, University of Amsterdam), Sandra Ribeiro, Clara Sarmento (Centro de Estudos Interculturais, ISCAP/ ISCAP/P.PORTO)
3- English Language and Dentistry Integrated Learning: Methodology Framework, Indra Karapetjana & Gunta Roziņa (University of Latvia)

__________________________________________________________________________________________________________________________

As Coordenadoras:



Clara Sarmento é doutorada em Cultura Portuguesa. Desenvolve investigação sobre teorias e representações interculturais enquanto diretora do CEI – Centro de Estudos Interculturais do Politécnico do Porto (P.PORTO), onde é Professora Coordenadora com tenure e diretora dos Mestrados em Intercultural Studies for Business e em Tradução e Interpretação Especializadas. É advisory boarder em Antropologia na Cambridge Scholars Publishing, directora do pólo de investigação do IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição) da FCSH-Universidade Nova de Lisboa e colaboradora na Cátedra UNESCO ‘A Herança Cultural dos Oceanos’. Investigadora convidada e docente de doutoramento em universidades da Europa, África, Estados Unidos e Brasil. Vencedora do American Club of Lisbon Award for Academic Merit e do Prémio para Jovens Cientistas Sociais da Universidade de Coimbra. A sua investigação pós-doutoramento tem sido sucessivamente premiada pelo P.PORTO. É autora de inúmeros livros, capítulos, artigos e conferências sobre Cultura e Literatura Portuguesa e Anglo-Americana, Estudos Culturais e Interculturais e Estudos de Género.



Sandra Ribeiro lecciona no ISCAP-P.PORTO, na área de Línguas e Culturas desde 2000. Concluiu Doutoramento em Digital Storytelling no Ensino Superior pela Universidade de Aveiro. Integra o CEI – Centro de Estudos Interculturais, desenvolvendo investigação em Digital Storytelling nas suas variadas vertentes, incluindo (Digital) Storytelling como ferramenta para a comunicação intercultural. Os seus interesses de investigação incluem subtemas como identidade, auto-representação, relações interpessoais e as tecnologias no ensino superior.

__________________________________________________________________________________________________________________________