Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas

 

Coordenadoras: Clara Sarmento & Sandra Ribeiro
©2018, Porto: Vida Económica
Edição: Vida Económica S. A.
http://livraria.vidaeconomica.pt/
278 páginas
ISBN 978-989-768-459-3

 
CONTEÚDOS

Introdução

I - TRADIÇÕES POPULARES & ECONOMIA
1. Eco-Economia e Tradições Populares - Ana Paula Guimarães
2. Vender, Trocar, Doar, Roubar e Especular em Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho - Carlos Augusto Ribeiro
3. O Poeta Usurário: Economia Mercantil e Modelos Narrativos na Idade Média - Carlos Clamote Carreto
4. A Economia das Tradições: O Barco Moliceiro da Ria de Aveiro - Clara Sarmento


II. ECONOMIA, CIÊNCIAS & CULTURAS EM DIÁLOGO
1. O Mecanismo de Trocas Altruístas num Mundo Competitivo - Adérito Araújo
2. A Economia e a Gestão na Obra de Fernando Pessoa - José Vaz Marta
3. Economics and Art in the Avant-Garde British and German Little Magazines during World War I - Manuela Veloso
4. Entre Lei, Economia e Cultura: A Convergência da Civil Law e da Common Law - Maria Elisabete Ramos
5. A Contabilidade como Estrutura de Comunicação - Paulo Vasconcelos


III. A DIVERSIDADE CULTURAL & OS ARTIFÍCIOS DO MARKETING
1. A Importância dos Aspetos Culturais nos Negócios com a Rússia - Dária Tchubokova Ferreira
2. Uma Análise de Elementos Estrangeiros em Anúncios de Revistas Femininas - Elsa Simões & Sandra Tuna
3. Marcas, Arquétipos e Culturas: Da Estratégia à Comunicação - Paulo Ribeiro Cardoso
4. Semiótica e Branding: O Caso da Marca ‘Espanha’ - Sara Cerqueira Pascoal
5. Contributos Culturais para a Gestão das Marcas Lugares/Cidades - Sandrina Francisca Teixeira


IV. O PROJETO TSDIA/ENDENT: FERRAMENTAS INTERDISCIPLINARES NO MUNDO LABORAL
1. Erasmus+ Project “Transversal Skills in Dentistry”: Content and Language Integrated Learning Approach - Indra Karapetjana, Gunta Rozina, Ieva Henkuzena, Egija Zaura, Sandra Ribeiro, Clara Sarmento
2. Transversal Skills in the World of Work: A Perspetive from Applied Linguistics - Indra Karapetjana, Gunta Rozina, Ieva Henkuzena, Egija Zaura, Sandra Ribeiro, Clara Sarmento
3. English Language and Dentistry Integrated Learning: Methodology Framework - Indra Karapetjana & Gunta Roziņa


Referências

 .::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.::.

   
Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas liga a investigação científica produzida no ensino superior ao mundo empresarial, em sintonia com a realidade do contexto socioeconómico contemporâneo. Este livro oferece novas abordagens multidisciplinares às competências de comunicação intercultural e viabiliza o intercâmbio e a reflexão crítica e colaborativa entre os conhecimentos académicos e empresariais, de modo a desenvolver novas metodologias de trabalho que constituam exemplos de boas práticas.

Ao longo das páginas de Cultura & Negócios, os diversos autores comprovam o valor do conhecimento cultural e das produções criativas – da literatura aos meios de comunicação social passando pelas artes plásticas, tanto tradicionais como modernos – para as empresas e para a formação de empreendedores, profissionais e comunicadores de negócios, enfrentando a tendência que o senso-comum revela para considerar a cultura como um sector menos válido da economia.

Cultura & Negócios: Fluxos Criativos entre Culturas, Investigação & Empresas assume-se assim como uma fonte inclusiva de estratégias e de capacidades atentas à estética, à ética, à humanidade e à glocalidade patentes em produtos culturais relacionados – ou relacionáveis – das mais diversas formas com a economia e os negócios sustentáveis, num ambiente de diálogo intercultural.