Investigadores UECEJ

Adalmiro Pereira
Adalmiro Pereira é Professor Adjunto no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (IPP) na área da Contabilidade. Leciona Gestão Financeira no Mestrado de Contabilidade e Finanças, no ramo da gestão pública, também no ISCAP-IPP. Doutorado pela Universidade Portucalense em Gestão. Orientador e arguente de teses de Mestrado. Economista e Contabilista Certificado, reconhecido pelas correspondentes Ordens. Autor e co-autor de livros e artigos na área da contabilidade e finanças. Membro do CEOS.PP.
Albertina Monteiro 
Albertina Monteiro é professora de contabilidade e gestão no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP) e no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG). As suas principais áreas de interesse são contabilidade, qualidade dos serviços, empreendedorismo, gestão estratégica e internacionalização. Ela publicou em diversas conferências internacionais e em revistas científicas como Euromed Journal of Business, Baltic Journal of Management, Journal for International Business and Entrepreneurship Development, European Journal of Applied Business Management, Iberoamerican Journal of Strategic Management.
Alcina Dias 
Alcina Portugal Dias é Doutorada em Ciências Empresariais pela Universidade do País Basco, Mestre em Contabilidade e Administração pela U. Minho e Licenciada em Economia pela FEP. É Professor Adjunto do ISCAP, Diretor do Mestrado em Auditoria e docente deste mesmo mestrado. Tem diversos artigos publicados em revistas científicas, conferências e já editou livros académicos – na Alemanha, EUA e Portugal. Faz parte do Editorial Review Board de: Financial Internet Quaterly “e-Finanse” Poland, Emerald - International Journal for Quality and Reliability Management, Journal: TÉKHNE - Review of Applied Management Studies. Áreas potenciais de investigação abarcam desde os temas relacionados com a gestão da qualidade, gestão do risco, e auditoria associadas ao desempenho económico e financeiro das organizações.
Amélia Silva
Amélia Ferreira da Silva é Professora Assistente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto. Leciona Contabilidade de Custos, Contabilidade de Gestão e Contabilidade de Gestão Estratégica. Desde 2011, é Doutorada em Contabilidade pela Universidade de Vigo, Espanha. Os seus interesses de investigação são contabilidade e controlo da gestão na saúde, responsabilização em organizações públicas, previsão de insucesso empresarial. Participou em conferências internacionais e em projetos nacionais e internacionais. Também tem publicações científicas e colaborações como revisora de pares em revistas científicas internacionais.
Ana Bandeira 
Tem vários artigos científicos publicados em revistas internacionais indexadas (ISI e Scopus), estando posicionada no ranking do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas, uma unidade de investigação de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Atualmente, participa no projeto “TheoFrameAccountability”, financiado pelo Compete 2020, e também no projeto “História da Contabilidade em Portugal”, financiado pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Participou, igualmente, no projeto FinLico, financiado pela União Europeia. Integra o Conselho Editorial da Revista “Contabilidade & Gestão” e o Comité Científico da Revista “E3 - Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP”. Ela é membro do Conselho Geral da Comissão da Normalização Contabilística, o órgão de regulamentação da Contabilidade em Portugal, em representação da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Ana Clara Borrego
Ana Clara Borrego é Professora Adjunta no Instituto Politécnico do Portalegre. Leciona unidades curriculares nas áreas de fiscalidade portuguesa, de fiscalidade internacional e de gestão fiscal. É Doutorada em Contabilidade pela Universidade do Minho, desde 2015. Os seus interesses de investigação são complexidade fiscal, incumprimento fiscal, fiscalidade ambiental e história da tributação. Participou em conferências internacionais como orador. Também tem publicações científicas e colaborações como revisora de pares e como membro do editorial board em revistas científicas nacionais e internacionais.
Ana Cláudia Rodrigues
Detém o título de Especialista na área de Recursos Humanos. Mestre em Gestão de Recursos Humanos (UM) e Doutoranda em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional (ISCTE- IUL). Leciona na área da gestão e desenvolvimento dos RH no ensino superior, desde 1998. Integrou vários projetos de investigação e é autora de recursos didáticos, livros, capítulos de livros, artigos e comunicações científicas nas áreas: Gestão do Desempenho, Gestão por Competências, GRH em empresas tecnológicas e Práticas de GRH. Foi responsável pela GRH de organizações privadas e públicas e consultora em organismos privados, públicos, associações empresariais, centros de formação e empresas de vários setores.
Ana Isabel Couto
Licenciada em Sociologia pela FLUP e doutorada na mesma área pelo ISCTE, é docente na licenciatura de RH do ISCAP-P.PORTO. Investigadora do IS-UP e do CEOS.PP. Entre 2008 e 2014 colaborou ainda no CIES-IUL. Tem trabalhado nos domínios da sociologia do trabalho, sociologia das organizações e igualdade de género. As principais áreas e interesses de investigação são mercado de trabalho, PME e empreendedorismo, work-life balance, metodologias e técnicas de investigação. Participou em diversas conferências de âmbito nacional e internacional e é autora e coautora de publicações científicas nestes domínios. Membro da equipa de avaliação técnica da 8ª e 9ª Edições do Prémio “Igualdade é Qualidade”, promovido pela CITE, e colaborou ainda numa consultora de referência, tendo integrado em 2013/2014 a equipa nacional responsável pelo desenvolvimento do Global Entrepreneurship Monitor Portugal e Angola 2013.
Ana Lima 
A disponibilizar
Ana Luísa Martinho
Especialista em Recursos Humanos pelo Politécnico do Porto, mestre e licenciada em Sociologia pela FLUP. Atualmente desenvolve atividades de GDRH na A3S, de docência em áreas de GDRH no ISCAP e na Universidade Católica Portuguesa. É associada fundadora da Associação A3S. Integra o Grupo de RH do CEOS.PP e equipas de investigação, designadamente no projeto dedicado ao Panorama europeu sobre os perfis profissionais emergentes nas empresas de inserção, e Recrutamento e seleção neutros do ponto de vista do género. Avaliadora externa de projetos, de âmbito nacional e europeu nas áreas da empregabilidade e de desenvolvimento organizacional para a Economia Social (Q3; FAS; SIQ; Qual_IS; PRIO). Experiência de avaliação externa dos projetos Equalidade, Bridges For Inclusion e Janus, Promoção da Mulher Angolana através das Organizações da Sociedade Civil” do PNUD Angola, INEET - Capacitação Local para a Empregabilidade Jovem.
Ana Maria Rodrigues
A disponibilizar
António Correia de Barros 
A disponibilizar
António Saraiva 
António Saraiva é professor adjunto no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, onde lecciona, na área de economia, nas licenciaturas de Comércio Internacional, de Contabilidade e Administração, de Marketing e nos mestrados da Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte, APNOR. É mestre e doutorado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do CEOS.PP, em representação da Unidade de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas. Tem interesses de investigação sobretudo nas áreas de Economia do Trabalho e dos Recursos Humanos.
António Serra
A disponibilizar
Bruno Coutinho
Bruno Coutinho é graduado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, curso de especialização em sociedade portuguesa contemporânea, e em gestão e avaliação de projetos sociais. Formador em empreendedorismo social e gestão de pessoas. Foi Assistente Convidado no ISCAP e é, atualmente, consultor em gestão de pessoas e investigador colaborador no CEOS.PP. Trabalhou vários anos em gestão da formação, e foi investigador colaborador do ISFLUP (com duas publicações) na área de educação e formação de adultos. Perito da União Europeia para a capacitação institucional de RH, no Ministério da Assistência Social em Angola. Mentor no Programa “Empreender 2020”, da Fundação AEP, e voluntário na Associação A3S.
Carlos Barros 
Carlos Barros é Professor Assistente Convidado no ISCAP – IPP, na área da Gestão, leciona Gestão, Gestão Estratégica e Gestão Financeira. É licenciado em Gestão de Empresas, pós-graduado em Contabilidade e Auditoria, e Mestre em Contabilidade pela Universidade do Minho. Doutorando em Análise Económica e Estratégia Empresarial, na Universidade de Vigo, Espanha. Participou em conferências nacionais e internacionais. As suas principais áreas de interesse de investigação são na intersecção entre a estratégia de internacionalização e aspetos cognitivos do gestor, planos de reequilíbrio e reestruturação financeiros empresariais.
Celsa Machado 
Celsa Machado é doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Professora Adjunta no Politécnico do Porto (ISCAP-P.PORTO), lecionando unidades curriculares da área de Economia. As suas principais áreas de interesse são a teoria macroeconómica e as políticas orçamentais e monetária. Participou em várias conferências internacionais, tem artigos publicados em revistas científicas e colabora como revisora de pares em revistas científicas internacionais. É membro da comissão científica do Mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização (ISCAP-P.PORTO).
Cláudia Pereira 
A disponibilizar
Cristina Oliveira
Cristina Teles de Oliveira é mestre em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da universidade de Lisboa e doutora em Matemática aplicada à Economia e Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. É professora adjunta no ISCAP/IPP da área científica de Matemática, onde leciona unidades curriculares da área de Estatística. É coautora de livros da área de Estatística, centrando o seu interesse no ensino inclusivo da Estatística, nomeadamente, a alunos com necessidades educativas especiais.
Deolinda Meira 
Professora Adjunta do ISCAP/IPP. Mestre e Doutora em Direito. Investigadora na área do Direito Cooperativo e da economia social, participando em várias redes nacionais e internacionais neste âmbito. Participou em processos de revisão da legislação. Membro da Comissão Redatorial para a Revisão do Código Cooperativo português. Autora de diversas publicações, integrando a comissão científica de revistas indexadas. É diretora adjunta da Revista Cooperativismo e Economía Social. Recebeu o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015, na categoria «Estudos e Investigação» e a medalha «Diva Benevides Pinho- Mérito Académico do Cooperativismo.
Diana Vieira 
Doutora Diana Aguiar Vieira é docente na área das ciências sociais e comportamentais e os seus interesses de investigação incluem coaching, empregabilidade, autoeficácia, aprendizagem contínua, competências sociais, sucesso académico, satisfação no trabalho. Publicou diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e é membro de Comités Científicos de várias conferências. Está envolvida em vários projetos de investigação e parcerias com Universidades Brasileiras (UNICAMP, UFBA, UFRJ) e a sua tese de Doutoramento, relacionada com a transição da Universidade para o Trabalho, ganhou o prémio nacional “Prémio Agostinho Roseta”, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Dora Martins
Doutorada em Ciências Empresariais – Organização e Recursos Humanos pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Diretora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos do ISCAP, desde a sua 1ª edição (ano letivo 2011/2012), é também membro do Conselho Científico da Porto Executive Academy. Colabora com a Porto Business School desde 2010 e com o ISLA desde 2015. É membro integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, desde 2010 e do CEOS.PP desde 2017.
Eduardo Sá Silva
Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade da Corunha, Espanha, em 1998, com cerca de 50 obras publicadas nas áreas de Contabilidade e Finanças, responsável pela área de Gestão Financeira do ISCAP e sub-diretor do Mestrado de Gestão das Organizações - Ramo Gestão de Empresas, tem como áreas prioritárias de investigação: plano de negócios, riscos financeiros e normas internacionais de contabilidade.
Eva Petiz
Eva Petiz Lousã é Professora Assistente Convidada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto. É doutorada em Psicologia, especialidade de Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos, pela Universidade de Coimbra. É Mestre em Psicologia, especialidade de Psicologia Social, pela Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação são liderança, cultura organizacional, inovação, empreendedorismo, práticas de gestão de recursos humanos e transformação digital. Participou em conferências internacionais e em projetos nacionais e internacionais. É autora de livros técnicos e de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Colabora como revisora de pares em revistas científicas nacionais e internacionais.
Gisela Alves
A disponibilizar
Helena Costa Oliveira 
Helena Maria da Costa Oliveira é Professora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto, desde 1998. Leciona Projeto de Simulação Empresarial. É Especialista em Contabilidade pelo Politécnico do Porto, DL 206/2009 de 31 Agosto, e Mestre em Contabilidade pela Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação são ensino da contabilidade, contabilidade de gestão, gestão hospitalar e história da contabilidade. Participou em conferências internacionais e tem publicações em revistas científicas internacionais.
Helena Salazar 
A disponibilizar
Helena Santos de Oliveira 
Doutora em Economia Financeira e Contabilidade pela Universidade de Vigo e Professora Adjunta no Politécnico do Porto (ISCAP-P.PORTO), leciona unidades curriculares da área da Contabilidade, Auditoria e Gestão. As principais áreas de interesse são Gestão de Resultados, Normas Internacionais de Relato Financeiro, História da Contabilidade, Ensino da Contabilidade, Corporate Governance e Ética. Tem participado em várias conferências nacionais e internacionais e tem artigos publicados em revistas científicas e técnicas, nacionais e internacionais, e colabora como revisora de pares em revistas científicas nacionais e internacionais. É membro do Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística e do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Contabilistas.
Inês Veiga Pereira
Inês Veiga Pereira é Professora Adjunta no ISCAP-IPP. Doutorada em Comunicação, com especialização em Marketing, pela Universidade de Vigo, Mestre em Ciências Empresariais, com especialização em Marketing e licenciada em Gestão pela FEP-UP. Publicou artigos em revistas científicas, conferências e artigos de livros. É revisora do Journal of Retailing and Consumer Services e já organizou congressos científicos internacionais, tendo também feito parte de comité científico de congressos com revisão por pares. Os seus principais interesses de investigação são o marketing social, marketing do terceiro sector, Branding, digital marketing e o ensino do marketing.
Isabel Cristina Lopes
Professora Adjunta do Instituto Politécnico do Porto, desde 2000. Doutorada em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Universidade do Minho, em 2011. Membro do Laboratório de Engenharia Matemática (LEMA), desde 2015, onde faz investigação e trabalha como consultora para problemas da indústria. Vice-presidente da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), desde 2016. Participa frequentemente em encontros científicos internacionais sobre Investigação Operacional e Estatística, sendo os atuais interesses de investigação os problemas industriais de escalonamento, roteamento de veículos, problemas de corte e empacotamento, gestão de stocks, modelos de programação inteira, análise estatística de dados, séries temporais e métodos de previsão.
João Vaz
A disponibilizar
Jorge Pacheco
A disponibilizar
Jorge Sousa
Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, com Tese de Doutoramento na área da Economia Industrial e da Empresa. Leciona diversas unidades curriculares das áreas de Economia e Gestão em instituições como a Faculdade de Economia do Porto, a Faculdade de Letras do Porto, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, o Instituto Superior de Serviço Social do Porto ou o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. A sua investigação centra-se nas áreas da Microeconomia, Economia da Empresa, Internacionalização de Empresas e Métodos Quantitativos, apresentando os resultados em variadas conferências nacionais e internacionais.
José Campos Amorim 
Doutorado em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Evry em Paris, exerce atualmente as funções de Professor Coordenador da área do Direito Fiscal no ISCAP. Tem uma experiência como docente em várias instituições de ensino superior. Publicou vários trabalhos na área do Direito Fiscal. É membro do Conselho Científico do ISCAP, do Conselho Editorial da Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas e do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, CEOS.PP. Colabora igualmente no projeto editorial Lexit (códigos fiscais anotados e comentados).
José Freitas Santos 
José de Freitas Santos obteve o seu doutoramento na Universidade do Minho (Portugal) em 1997 e é atualmente Professor Coordenador Principal de Gestão no Instituto Politécnico do Porto (IPP) – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) – e investigador do CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais. É responsável pelo Departamento de Gestão no mesmo Instituto. Os seus interesses de investigação incluem o empreendedorismo, a internacionalização, o desenvolvimento regional e o marketing digital. Para além, da apresentação destes temas em várias conferências em Portugal e no estrangeiro, os seus artigos têm sido publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacionais.
José Pedro Fernandes
A disponibilizar
José Santos 
Doutorado em Gestão e Administração pela Universidade Vigo. É Mestre em Marketing e Licenciado em Ciências Empresariais. É Especialista em Marketing e Publicidade, tendo obtido o título de acordo com o Decreto-Lei n.º 206/2009, de 31 de agosto. De 1987 a 2002 desempenhou diversas funções na área comercial, marketing e gestão em empresas do sector das tecnologias de informação. A partir de 2003 desenvolve atividade de consultoria em gestão e marketing. Desde 1999 que é professor no ensino superior na área da gestão e do marketing. As suas principais áreas de interesse são o marketing relacional, a gestão de relacionamento com o cliente e o marketing de mídia social.
José Vale 
Docente no ISCAP leciona, desde 2010, na área da contabilidade de gestão. Lecionou anteriormente unidades curriculares de gestão e contabilidade na Universidade de Aveiro e na Universidade do Porto. Publicou artigos em publicações e conferências internacionais e nacionais. Membro do CEPESE e do CEOS.PP. Doutorado em Gestão - Contabilidade e Controlo de Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. Mestre em Gestão e Administração de Empresas e MBA em Gestão de Operações Comerciais. Os interesses de investigação incluem a contabilidade e controlo de gestão e a gestão, mensuração e relato do capital intelectual de organizações e redes de organizações.
Luciano Loiola da Silva
Luciano Loiola da Silva é Doutorando em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI e Mestre em Direito Administrativo pela Universidade de Coimbra. É Pró-reitor de Gestão Acadêmica e professor do Instituto Superior de Ciências Policiais de Brasília - Brasil. Atua como membro do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Polícia e Segurança Pública e do conselho editorial da Revista Ciência e Polícia. Atua como Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação brasileiro (BASis). Os seus interesses de investigação são direito administrativo, ciências policiais, criminologia, segurança pública e mediação de conflitos.
Luís Gomes 
Luís Gomes é Professor Adjunto no ISCAP-IPP na área das finanças. Doutorado em Gestão pela Universidade Portucalense. Publicou artigos científicos em revistas e em conferências internacionais. Participou em projetos internacionais e em capítulos de livros. É membro da Academy of Economics and Finance e membro de comités de revisão em conferências internacionais. As suas principais áreas de investigação são eficiência dos mercados financeiros, memória longa de retornos acionistas e corporate finance.
Manuel Salvador Araújo
Professor Adjunto no ISCAP na área das Ciências Sociais, no grupo de Recursos Humanos. Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia da Saúde e Doutor em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho. Possui um Master Executivo em Liderança e Coaching Organizacional pela EADA, Business School, uma especialização em NeuroTrainingLab pela WIO e outra no modelo de Liderança Transformacional do Institute for Transformational Leadership. Pertenceu ao grupo de investigação PETRO da Universidade Autónoma de Barcelona, pertence ao grupo de Investigação UNIAG e os seus principais interesses de investigação centram-se nas aéreas do Comportamento Organizacional. É responsável pela formação Comportamental da Porto Executive Academy. Nos últimos anos tem focado a sua investigação e intervenção no Desenvolvimento de Competências de Liderança e de Trabalho em Equipa, usando as novas Tecnologias e os conhecimentos das neurociências.
Manuela Silva 
A disponibilizar
Marco Lamas
Pós-Doutoramento em Educação em Empreendedorismo, Doutor em Educação e Empreendedorismo e Licenciado em Relações Internacionais. Atualmente é Diretor da Incubit, empresa que atua na área da consultoria de gestão e educação em empreendedorismo, docente do Ensino Superior nas áreas do Empreendedorismo, Estratégia e Educação. É membro da comissão instaladora da Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM). Tem integrado júris de provas de Mestrado e Doutoramento, participa assiduamente, em conferências científicas internacionais. Integra como membro investigador o CEI e o CEOS.PP, ambos do ISCAP/P.Porto, e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP da Universidade do Porto.
Maria Antónia Rodrigues
A disponibilizar
Maria Clara Ribeiro
Doutorada em Ciências Económicas – Economia Industrial (2006) e mestre em Estudos Europeus-vertente socioeconómica (1994) pela EEG da Universidade do Minho, pós-graduada em Estudos Europeus pela Universidade Católica do Porto (1988) e licenciada em Economia pela FEP da Universidade do Porto (1987). É Professora Coordenadora da área científica de Economia do ISCAP (Desde 2002). É diretora do Curso de Mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização, ISCAP (Desde 2010) e subdiretora do Master in Development Pratice (Desde 2017). As áreas de investigação são economia industrial, financeira e internacional e empreendedorismo. Participa em conferências internacionais, tem publicações científicas internacionais e nacionais indexadas. Colabora como revisora de pares em revistas nacionais e internacionais.
Maria da Conceição Nunes
Conceição Castro é Prof. Adjunta no ISCAP.IPP, na área de economia. É doutorada em Gestão, mestre em Finanças e licenciada em Economia. É investigadora integrada no CEOS.PP e colaboradora no CEPESE. Os seus interesses de investigação são o crescimento económico e os diversos determinantes, a política fiscal, a corrupção, o turismo e o empreendedorismo. Tem diversas publicações científicas, participou em conferências internacionais e colabora como revisora em revistas científicas internacionais. É membro do Comité Científico da Tékhne- Review of Applied Management Studies.
Maria Helena Martins
Doutorada em Gestão – Especialidade em Organização e Recursos Humanos pela Faculdade de Economia do Porto, mestre em Psicologia do Trabalho das Organizações e dos Recursos Humanos pelas Universidades de Coimbra (Portugal) e Valencia (Espanha) e licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, leciona no Ensino Superior há dez anos, sobretudo no Politécnico do Porto e Universidade do Porto. Tem desenvolvido investigação na área do desenvolvimento de competências transversais, encontrando-se ligada a grupos de investigação na área das competências interculturais e competências de comunicação. Autora de diversas publicações científicas, participa regularmente em conferências internacionais e colabora como revisora em revistas científicas nacionais e internacionais. Os seus atuais interesses de investigação são na área do futuro do trabalho e o desenvolvimento de competências diferenciadoras e sustentáveis nos estudantes e trabalhadores.
María Pino Domínguez Cabrera
Doutorada em Direito, Professora de Direito Comercial na Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria-GRAN CANARIA. Membro do grupo - pesquisa a empresa no mercado globalizado da ULPGC (desde junho de 2005). Membro da Cátedra de Economia Social e Cooperativa (CESCO / ULPGC-ULL). Membro da Associação de Direito Colaborativo de Euskadi. É autora de artigos e livros nas áreas jurídicas do Direito Societário - Economia Social - Direito Marítimo e Direito Falimentar. Membro de equipas de projetos de investigação através de acordos com transferência de conhecimento.
Marlene Silva
Mestre em Tecnologias e Gestão de Sistemas de Informação (ESTG – IPVC) e doutoranda em Educação – especialidade em Educação à Distância e eLearning, (Universidade Aberta). Tem desenvolvido funções nas áreas de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (GDRH) como gestora de RH, consultora e formadora, coordenadora pedagógica. Exerce atividades de docência na área da GDRH, (ISCAP–IPP, ESHT–IPP e ESEIG-IPP) e integra o Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP) e o Laboratório de Educação à Distância e Elearning (Le@d, UAb). É autora e co-autora de artigos científicos, comunicações e manuais pedagógicos.
Nina Aguiar
A disponibilizar
Orlando Rua
Doutor em Economia e Gestão de Empresas (especialização em organização de empresas), pela Universidad de La Rioja (Facultad de Ciencias Empresariales) e Mestre em Ciências Empresariais, pela Universidade do Porto (Faculdade de Economia do Porto). Investigador efetivo do CEOS.PP e investigador integrado da Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), da APNOR. Docente na área científica de gestão e regente das unidades curriculares de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Inovação, no P. Porto/ISCAP. Autor de livros, capítulos de livros, artigos científicos em revistas internacionais e nacionais e de comunicações científicas em eventos internacionais e nacionais em empreendedorismo e inovação.
Patrícia Anjos Azevedo
Patrícia Anjos Azevedo é Professora Auxiliar no ISMAI e Professora Adjunta no IPMAIA. Foi docente no ISCAP e na extinta ESEIG. Leciona diversas unidades curriculares na área do Direito Fiscal/Fiscalidade e Procedimento/Processo Tributário. Leciona ainda Direito Comercial, Direito Empresarial, Insolvência e Recuperação de Empresas, Direitos de Autor, entre outras. É Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da U. Porto (2016), onde se Licenciou em Direito (2008) e obteve o grau de Mestre em Ciências Jurídico-Económicas (2010). Os seus interesses de investigação prendem-se com o Direito Fiscal/Fiscalidade. Participa em conferências. Possui publicações científicas em obras de cariz nacional e internacional.
Patrícia Gomez
A disponibilizar
Paulo Gonçalves 
A disponibilizar
Paulo Ramirez
A disponibilizar
Paulo Vasconcelos 
Paulo Vasconcelos é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Doutorado em Direto pela Universidade de Vigo, Espanha. É professor coordenador do ISCAP, onde leciona na área de Direito Comercial, desde 1990, em regime de tempo integral, sendo coordenador da área científica de Direito e membro do Conselho Técnico-Científico. É advogado, em regime de profissão liberal, desde 1992, com escritório no Porto. Colabora com várias instituições, tendo já lecionado na Universidade Católica, na Porto Business School, na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e na Ordem dos Advogados. É autor de dois livros e de inúmeros artigos. Mais informação: http://www.paulovasconcelos.pt/index.php/investigacao.
Paulo Vieira 
Paulo Vieira é doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Professor Adjunto no Politécnico do Porto (ISCAP-P.PORTO), lecionando unidades curriculares da área de Economia (em particular, macroeconomia e microeconomia). Participou em conferências internacionais e o resultado da sua investigação foi publicado numa revista científica internacional. As suas principais áreas de interesse incluem a teoria macroeconómica e as políticas orçamentais e monetária.
Pedro Ferreira
Doutorado em Economia Aplicada às Empresas pela Universidade de Santiago de Compostela, tendo sido distinguido pela European Foundation Management Development e a Emerald com o Outstanding Doctoral Research Award for Human Resources Management. Actualmente é professor na UPT e no ISCAP-IPP, tendo já colaborado com outras instituições de ensino superior. É investigador no REMIT e no CEOS.PP. Foi investigador da Society for Human Resource Management Foundation e é membro da British Academy of Management e da EURAM. Publica regularmente em revistas científicas internacionais – como Management Learning Journal, Journal of Workplace Learning, Tourism & Management Studies –, e participa em conferências como a EURAM, UFHRD, a AHRD, e a Academy of Marketing. Colabora como reviewer com algumas revistas científicas internacionais como International Journal of Human Resources Management, International Journal of Cross-Cultural Management, e International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing.
Raquel Pereira 
Doutorada em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Iniciou a sua atividade profissional no antigo ICEP (atual AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal). Professora adjunta no ISCAP - IPP, na área de Economia onde também é diretora da licenciatura em Comércio Internacional. É membro do conselho editorial do “Economics: Theory and Practice Journal” da Kuban State University e membro do Conselho Editorial da Conferência “Contemporary Issues in Economy & Technology” (CIET). As suas principais áreas de interesse incluem Desenvolvimento Económico Regional, Internacionalização e Empreendedorismo.
Rita Moreira Cruz
A disponibilizar
Rodrigo Carvalho 
A disponibilizar
Rui Soares
Diretor Corporativo de Recursos Humanos no Grupo DESFO. Docente na licenciatura de Recursos Humanos e no mestrado de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, desde 2011. Membro do CEOS.PP. Iniciou a carreira profissional na Texas Instruments-Samsung como Training Officer, passando 12 anos na Siemens/Infineon/Qimonda, depois como Diretor de RH no Grupo Casais e Diretor Ibérico de RH na WIPRO Portugal, para além de Consultor Sénior em Gestão Estratégica de RH, Formador e Coach, com projetos internacionais. Certificado no programa “The 7 Habits of Highly Effective People” e em Business Coaching. Speaker em seminários em instituições de ensino.
Sandrina Teixeira
Sandrina Teixeira é Professora Adjunta no ISCAP, P.Porto, na área do Marketing, Marketing Digital e Comunicação Digital. É doutorada em Comunicação, Publicidade e Relações Públicas, pela Universidade de Vigo. É diretora do mestrado em Marketing Digital e da licenciatura em Comunicação Empresarial. É Investigadora no CEOS.PP e no CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade). Desenvolve diversas atividades de investigação nas áreas de Marcas de luxo, Marketing e Comunicação digital. Integra a equipa de pesquisa no projeto 02/SAICT/2016. É membro do Conselho Científico de revistas científicas internacionais indexadas. É membro do Comité Científico de diversos eventos e possui várias publicações científicas.
Sérgio Duarte
A disponibilizar
Sérgio Monteiro 
Sérgio Göttling Oliveira Monteiro é Professor Adjunto no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Leciona Introdução à Gestão e Gestão Estratégica e é Diretor do Mestrado em Logística (APNOR). É doutorado em Gestão pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. É membro do CEOS.PP. Os seus interesses de investigação abrangem a gestão, a estratégia (resource based-view) e a logística e gestão da cadeia de abastecimento. Tem publicações científicas na área da gestão e colaborações como revisor de pares em revistas científicas internacionais.
Susana Bastos
Susana Adelina Moreira Carvalho Bastos nasceu em 1971 no Porto, Portugal. Doutorada em Educação e Didática e Mestre em Contabilidade e Administração. Professora Adjunta desde 1998 no ISCAP-IPP – Instituto Politécnico do Porto. Em 2003 integrou o Projeto de Simulação de Gestão onde se recorre à utilização de abordagens inovadoras no processo de ensino- aprendizagem.
Susana Bernardino 
Doutora em Gestão pela Universidade Portucalense. Desenvolveu funções de análise e controlo de risco no setor financeiro. Desde 2009, é docente no ISCAP na área de gestão, tendo lecionado unidades curriculares como empreendedorismo social, seminários de empreendedorismo, fundamentos de gestão, gestão das organizações, organização e gestão de empresas, gestão das operações e gestão de recursos humanos. É investigadora do CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do P. Porto e desenvolve a sua investigação na área do empreendedorismo e empreendedorismo social, tendo participado em conferências e seminários sobre o tema e publicado diversos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Susana Silva
Doutorada em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho e professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto. Tem colaborado com diversas instituições do ensino superior público e privado no 1º, 2ª e 3º ciclos nas áreas de Psicologia, Recursos Humanos e Saúde. É formadora no âmbito das metodologias de Investigação (quantitativas e qualitativas), comunicação, liderança, recursos humanos. Integra o NID-RH, desenvolvendo investigações no âmbito do turismo, práticas de gestão de recursos humanos, empregabilidade, igualdade de género, assédio e violência, liderança, comunicação, fenómenos de grupo, metodologias de investigação (quantitativas, qualitativas).
Tiago Fernandes
Tiago Pimenta Fernandes é doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade de Santiago de Compostela. É licenciado e mestre pela Escola de Direito do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, onde conclui também uma pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. É Professor Auxiliar da Universidade Portucalense, Infante D. Henrique, e Assistente Convidado do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. É advogado, prática que exerce essencialmente nas áreas do Direito Laboral, Direito Comercial e Contencioso.
Viviana Meirinhos
Responsável pela área de RH do CEOS.PP e membro da comissão científica do mestrado em Gestão e Desenvolvimento de RH do ISCAP. Docente neste domínio desde 1997, coordenou a licenciatura em RH e o Serviço Desenvolvimento Carreira da ESEIG. Integrou diferentes órgãos de gestão (Conselho Geral do P.PORTO, Conselho Científico da ESEIG e ESTG e Pedagógico da ESEIG). Mestre em GRH (Sheffield/ UM) e doutorada em Ciências da Educação (UP), centra a investigação na formação, profissionalização e epistemologia de RH. Os interesses investigativos são a metodologia de projeto (formada em PMP®PMI) e a qualificação de RH, sendo Avaliadora externa de RVCC pela ANQEP.

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. Cookie policy. I accept cookies from this site. Agree