Investigadores UELCE

Alexandra Albuquerque
Doutorada em Linguística (Terminologia). Professora do ensino superior desde 1995 e no ISCAP-IPP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, desde 1999. Coordena o Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP desde 2004. Investigadora no CLUNL (Universidade Nova de Lisboa) e no CEOS.PP (ISCAP-IPP). Membro da Comissão Editorial da revista "Current Trends in Translation Teaching and Learning". Presidente da APCOMTEC - Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica e da TCeurope – Federation of Societies of Technical Communication in Europe.
Anabela Mesquita
Anabela Mesquita é Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, desde 1990. Presidente da SPACE European Network, membro do Centro de Investigação Algoritmi e antiga Diretora do CICE (Centro de Investigação de Comunicação e Educação). É ainda membro do Conselho Editorial, revisora na IGI Global, Editora Associada do Information Resources Management Journal e Editora Chefe do International Journal of Technology and Human Interaction. Também avaliou e reviu projetos da Comissão Europeia.
Arminda Sequeira
A disponibilizar
Célia Tavares
Doutorada em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo e Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Divide a sua atividade entre o GAIE- Gabinete de Apoio à Inovação em Educação (desde 2005) e a Docência na área das Línguas e Culturas (desde 2009), no ISCAP. Pertence à Unidade de Línguas, Comunicação e Educação, no CEOS.PP, desde 2017. As suas áreas de especialidade são: tradução, paratradução, inglês para fins específicos, e/b-learning, moodle, tecnologias educativas e comunicação multimodal.
Ekaterina Tokmakova
A disponibilizar
Isabel Ardions
Professora Adjunta – ISCAP - área de Assessoria e Comunicação Organizacional. Licenciatura em Línguas e Secretariado, vertente Secretariado de Gestão – ISCAP. Mestrado em Ciências da Educação – Informática no Ensino - Universidade do Minho. Doutoramento em Educação - Universidade Lusófona. Investigadora do CEOS.PP, Unidade de Línguas, Comunicação e Educação (UELCE), linha de investigação Communication and Languages in Organizational Environments (CLOE). Coordenadora do Gabinete de Estágios e Empregabilidade do ISCAP. Elemento da Comissão Científica do Mestrado de Assessoria de Administração. Oradora nas áreas de Assessoria/Secretariado, Protocolo, Organização de Eventos, Relações Públicas, Comunicação. Coautora do livro “Organização e Técnicas Empresariais”.
Joana Fernandes
Joana Castro Fernandes é Professora Adjunta do departamento de Línguas do ISCAP. Coordena o subgrupo de Português. É doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Leciona nas áreas de Linguística, Semiótica e Comunicação. Os seus interesses de investigação dividem-se pela Linguística Geral, a Terminologia, os Estudos de Comunicação e o Ensino da Língua Portuguesa (como língua de Comunicação Especializada e como Língua Estrangeira). Participa com regularidade em eventos académicos nacionais e internacionais e tem publicações académicas e colaborações como revisora de pares em revistas no âmbito da Linguística e da Comunicação.
Joana Querido
Assistente convidada no ISCAP, onde colabora, desde 2012, no Grupo de Línguas e Culturas e, desde 2009, na ESE – P. PORTO, onde integra a unidade técnico-científica de Ciências da Linguagem e da Literatura. Doutoranda em Comunicación na Universidad de Vigo, desde 2015, onde desenvolve um estudo sobre Retórica Digital: análise de ferramentas persuasivas em Massive Open Online Courses portugueses e espanhóis. Mestre em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira pela FLUP (2010), tem desenvolvido investigação em Comunicação, Linguística e Educação no Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) e Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP).
José Morais
José Carlos Morais é doutor em sociologia pela FLUP, desde 2010. Docente no ensino superior há 21 anos, é diretor da Revista de Psicologia, Educação e Cultura desde 2012 e Coordenador e revisor editorial da Revista Politécnica. Membro do CEOS-ISCAP e do CID-ISPGAYA, preside a comissão organizadora do 1º, 2º e 3º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura. É Presidente do Conselho Técnico Científico do ISPGAYA desde 2014. As áreas de referência em termos de investigação: Políticas Sociais, Democracia, Exclusões Sociais, Lógica Conexionista, Sociedade em Rede, Associativismo, Desenvolvimento, Educação e mais recentemente, Gestão de Recursos Humanos.
Luciana Oliveira
Doutora em Ciências da Comunicação e Mestre em Multimédia. Tem desenvolvido investigação no domínio de social media analytics, orientados ao desenvolvimento e benchmarking de desempenho na comunicação organizacional, bem como no campo de learning analytics. Tem como áreas fundamentais de investigação a comunicação estratégica / corporativa, comunicação de marketing, comunicação organizacional, marketing digital e marketing de conteúdo. No domínio de learning analytics tem trabalhado em análise de redes sociais (SNA), análise de sentimento e na integração de redes sociais e LMS.
Luisa Langford
A disponibilizar
Manuel Moreira da Silva
Manuel Silva é Professor Adjunto no ISCAP-IPP na área das Línguas e das Culturas. Mestre em Terminologia e Tradução na Universidade do Porto e Doutorado em Linguística na Universidade Nova de Lisboa. Coordenador da Unidade de Investigação em Línguas, Comunicação e Educação no CEOS.PP e investigador no INESC TEC. Coordena a Unidade para Inovação na Educação no ISCAP, é membro do Comité Executivo do ReCLES.PT, a Associação de Centros de Línguas em Portugal, e é membro do CERCLES. Os seus interesses de investigação são terminologia e estudos tradutivos, localização, gestão de conhecimento, ESP, CLIL e e/b-learning.
Marco Furtado
Marco Furtado é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUP. Iniciou a sua vida profissional freelance na Tradução e na Interpretação, tendo enveredado mais tarde pela carreira docente. Concluiu o Mestrado em Estudos Luso-Alemães, Formação Bilingue e Intercultural, na Universidade do Minho e é Doutor em Estudos de Interpretação pela Universidade de Vigo. Atualmente é professor adjunto no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Politécnico do Porto. A sua área de investigação incide sobre os Estudos da Interpretação, particularmente no que diz respeito à comparação entre as condições de trabalho e a qualidade da interpretação nas modalidades da interpretação in situ e remota. A sua investigação foca-se igualmente na área dos Estudos Interculturais, História e Cultura Alemã Contemporânea e Cultura Alemã para Negócios.
Maria da Graça Chorão
Graça Bigotte Chorão é Professora Adjunta no ISCAP-IPP na área das Línguas e das Culturas. Mestre em Cultura Anglo-americana da Faculdade de Letras da Universidade do Lisboa e Doutorado em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo. Membro da Unidade de Investigação em Línguas, Comunicação e Educação no CEOS.PP e Transmedia Portugal. Os seus interesses de investigação residem na área da Tradução Audiovisual, com enfoque nas áreas da legendagem, dobragem, acessibilidade e inclusão.
Maria Helena Guimarães
A disponibilizar
Maria Isabel Vieira
Isabel Vieira é Professor Adjunto no ISCAP-IPP na área de Matemática, há mais de 30 anos. Mestre em Engenharia de Sistemas na Universidade do Porto e Doutorado em Matemática pelo Imperial College Of Science Technology and Medicine da Universidade de Londres, com equivalência pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação são Algebra Linear Numérica, Métodos Numéricos de Resolução de Equações Dferenciais (Métodos de Runge-Kutta), História e Ensino da Matemática, MOOC, e/b-learning, Pensamento Crítico. Tem publicações científicas e colabora como revisora de pares em revistas científicas internacionais.
Maria Ivone Cunha
A disponibilizar
Maria João Castro
Maria João Maia Pinto de Castro concluiu o Doutoramento, na área de Informática de Gestão, na Universidade do Minho- em 2005. É Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Participou na organização de eventos em Portugal, na área das Tecnologias da Informação. É membro do conselho científico da revista RISTI. Atua como membro da comissão científica em quatro conferências internacionais. Os seus principais interesses científicos atuais são: A aplicabilidade das Informáticas Alternativas no Ensino Superior, Estratégias de Retenção de Alunos no Ensino Superior e a Segurança Informática.
Maria Lurdes Sarmento
Maria de Lurdes Sarmento é licenciada em Sociologia, possui o mestrado em Gestão com especialização em Marketing da Universidade do Minho e doutoramento em Marketing e Estratégia pela mesma instituição. Tem artigos publicados em jornais científicos internacionais como: Industrial Marketing Management, Journal of Business and Industrial Marketing, Education & Training, Journal of Promotion Management e Journal of Convention and Event Tourism. Actualmente, encontra-se a realizar pós doutoramento na Universidade Nova de Lisboa e Open University Business School. Tem como áreas de interesse o marketing relacional e a gestão da inovação.
Micaela Moura
Doutorada em Tradução e Paratradução (“A linguagem do direito: uma linguagem de especialidade. Aspectos do léxico jurídico alemão e o seu respectivo tratamento em português“) pela Universidade de Vigo/Espanha (2012) e Mestre em Estudos Alemães (“Recepção e Tradução da Obra de Friedrich Dürrenmatt em Portugal”) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2007). É membro integrado no Centro de Estudos Interculturais [ISCAP] e do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) [FCSH]. É colaboradora do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto [ISCAP]. Leciona desde 2000 no Instituto de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).
Paula Carvalho
A disponibilizar
Paula Moutinho
A disponibilizar
Paula Peres
A disponibilizar
Paulino Silva
A disponibilizar
Pedro Duarte
A disponibilizar
Rita Macedo
A disponibilizar
Rosa Engrácia Silva
A disponibilizar
Rui Bertuzi
Doutor em Ciências Empresariais - Especialização em Gestão pela Universidade de Fernando Pessoa, Mestre em Contabilidade pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Licenciado em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Atualmente desempenha funções de Técnico Superior no ISCAP-IPP no Gabinete de Ambiente e Simulação Empresarial e é Professor Convidado na mesma instituição. No campo da investigação, supervisionou e foi júri de várias dissertações de mestrado e esteve envolvido em vários projetos Europeus relacionados com tópicos da área das Ciências Empresariais (Transferência de Negócios, Inovação Intercultural, Empreendedorismo, etc.). Além disso, é autor e coautor de vários artigos científicos publicados em jornais nacionais e internacionais, apresentou vários artigos em congressos nacionais e internacionais e participou em comitês científicos de algumas conferências internacionais.
Sandra Ribeiro
Sandra Ribeiro é Professora Adjunta no ISCAP-IPP na área das Línguas e Culturas. Doutorada, pela Universidade de Aveiro, em Storytelling Digital no Ensino Superior. Os seus interesses de investigação incluem o Storytelling Digital enquanto prática pedagógica para fomentar a reflexão dos estudantes e o desenvolvimento geral do estudante; a integração das Tecnologias na Educação; e Aprendizagem de Línguas, Tradução e Interpretação como atos de comunicação intercultural.
Susana Pinto
Mestre em Multimédia pela FEUP (2010) e Licenciada em marketing pelo ISCAP (2005). Membro da equipa portuguesa no âmbito do Projecto internacional INTERCOM (2005). Em 2007, começou a desempenhar funções no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, já como Técnica Superior. e tornou-se responsável pelo Gabinete em 2008. Em 2010, iniciou a carreira de docente na área de Assessoria e Comunicação Organizacional do ISCAP. Entre 2015 e 2016, desempenhou a função de SPACE Marketing Communication Chair, na SPACE Network. Participou no projecto MatActiva e é membro do grupo de trabalho FoCAS. Áreas de interesse: Marketing Communication, Public Relations, Social Media, Events, Blended Communication, Marketing, Comunicação de Crise.
Suzana Cunha
A disponibilizar
Teresa Pataco
A disponibilizar
Vanessa Matos
A disponibilizar
Zita Romero
Leciona desde 1986-87, nas Lic. de AT, CE, GAT, Criat. e Inovação; Mestrado de AA. Co-fundadora do curso de Comunicação Empresarial em 2005 e Directora de curso até 2014. Regente de UC Arquivística Empresarial, Public Speaking, Oficina de Com. Empresarial. Investigadora, Autora e Conferencista na área de Assessoria e de Comunicação Empresarial. Organizadora e promotora de inúmeros eventos nessas áreas. Revisora técnico-científica da Revista “Expectativa”, UNIOESTE; Rev. Gestão & Sociedade da Univ. Cienc. Sociais de Minas Gerais, Brasil.

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. Cookie policy. I accept cookies from this site. Agree