Investigadores UESI

Agostinho Pinto
Doutorado em Engenharia de Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e Professor Especialista em Sistemas de Informação. Desenvolve investigação na área da Gestão do Conhecimento Organizacional, especialmente no contexto dos Serviços Partilhados. Colabora com o CEOS.PP e com o Centro de Investigação Algoritmi na Universidade do Minho. Professor no ISCAP, desde 1998, desenvolveu uma carreira como Gestor de TSI em grandes Grupos Económicos. É membro do Conselho Técnico Científico do ISCAP e da CCCC do CEOS.PP. É Diretor do Mestrado em Negócio Eletrónico e do Curso TeSP em Gestão de Tecnologias para a Inovação.
Ana Azevedo
Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Publicou diversos artigos em revistas científicas, conferências e capítulos de livros e já editou livros. É Associate Editor do International Journal of Technology and Human Interaction (IJTHI) e membro do Editorial Review Board do International Journal of Decision Support System Technology (IJDSST), do International Journal of Business Intelligence Research (IJBIR), do International Journal of Grid and Utility Computing (IJGUC) e do Electronic Journal of e-Learning (EJEL). As suas principais áreas de interesse são Sistemas de Apoio à Decisão, Analytics, Business Intelligence, E-Assessment e questões de género em SI.
Ana Lúcia Terra
Doutorada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra (2009). Desde 2002, leciona na área da Ciência da Informação, na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, de que foi coordenadora no período de 2009-2016. Também leciona no Mestrado em Informação Empresarial, de foi diretora desde a sua primeira edição até junho de 2018. É investigadora integrada do CIC.Digital, no pólo da Universidade do Porto. É coordenadora do GT de Ciência da Informação da SOPCOM- Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação. As suas áreas de investigação abrangem as políticas de informação, a gestão da informação, o comportamento informacional e a organização e representação da informação. Tem trabalhos publicados em revistas, atas de congressos e capítulos de livros.
Ana Paula Afonso
Doutorada em Interação Humano Computador com uma tese sobre a Avaliação de Usabilidade de interfaces Web. É autora de vários livros técnicos na área da Informática. Professora Adjunta na área Científica da Informática no ISCAP desde 1989. Foi Diretora-geral do CEISE/STI - Centro de Investigação em TI no ISCAP, é Vice directora da revista Polissema e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCAP. É membro da comissão científica de várias conferências e revistas. Foi distinguida com um prémio num trabalho, em coautoria, sobre e-Learning e diversos artigos apresentados em conferências foram publicados em edições especiais da revista Computer Science and Engineering.
Ana Paula Lopes
Doutorada em Matemática. Desempenha atualmente funções de docente na área científica de Matemática, no ISCAP - P.Porto, onde é responsável por diversas Unidades Curriculares da Licenciatura e Mestrado. Coordenadora e membro de projetos nacionais e internacionais. Vencedora do Prémio de Inovação Pedagógica em Ensino à Distância (2015) e Menção Honrosa do Prémio Boas Práticas de Internacionalização e Mobilidade (2016). Membro da Comissão Científica de Conferências Internacionais, do Hyperion Economic Journal (HEJ) e do Centro de Investigação CEPESE. Autora e co-autora de publicações científicas. Revisora de pares em Jornais Científicos Internacionais. Os seus interesses de investigação são Learning Analytics, Multicriteria Decision Making, E-Assessment e B/E - Learning.
Ana Paula Teixeira
Doutorada em Informática, pela Universidade Portucalense, no Porto. Professora Adjunta no ISCAP na área dos Sistemas de Informação. Desenvolveu atividade empresarial durante 12 anos como responsável de Centro Informático e Analista Sénior. Investigadora convidada do Projecto UP to University – UP2U. Integra Comités Científicos de diversos eventos científicos e possui várias publicações nas suas áreas de investigação. Tem colaborações como revisor de pares em revistas científicas e conferências internacionais. Desenvolve diversas atividades de investigação no apoio das tecnologias ao ensino e aprendizagem bem como a investigação para a integração das TIC em ambiente escolar.
Anabela Serrano
A disponibilizar
António João Vidal de Carvalho
Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Mestre em Gestão de Tecnologias de Informação pela Universidade do Minho e Licenciado em Ciências Computacionais. Professor Adjunto em Sistemas de Informação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Membro do CEOS.PP. Membro da Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI). Publicou livros sobre Ciências Computacionais/Bases de Dados. Desenvolveu várias atividades de pesquisa sobre modelos de maturidade de sistemas de informação hospitalar que resultaram na publicação de vários artigos científicos.
António José Abreu
Doutorado em Engenharia de Software. Docente na área dos Sistemas de Informação, no ISCAP. Diretor da Pós-Graduação em Gestão do Património Imobiliário Público/Privado. Investigador associado no Centro de Investigação CISUC, Universidade de Coimbra, e ao CEOS.PP. Coordenador para o Desenvolvimento de Mercados do Centro de Formação e Serviços ao Exterior do ISCAP e dos CTeSP. Presidente do Conselho Fiscal da AISTI. Membro da comissão científica de conferências e iniciativas nacionais e internacionais (CISTI; WORLDCIST; CAPSI; COMETEL). Desenvolve no Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra, investigação para a integração das TIC em ambiente escolar, culminando na publicação de artigos indexados.
Célia Talma
Doutorada em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto (2013), tem um Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência da Computação da Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto (1999) e uma Licenciatura em Matemática Aplicada e Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (1994). Professora Adjunta no ISCAP – P.Porto e Investigadora no LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores. Coordenadora da Pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação Empresariais no ISCAP – P.Porto. Os seus principais interesses de investigação incluem Recuperação de Informação, Text Mining, Data Mining, Aprendizagem Automática, Sistemas de Informação e Business Intelligence. Ela é autora de diversas publicações indexadas em conferências e revistas científicas. Membro da APPIA.
Cristina Pereira Torres
Doutorada em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto. É Professora Adjunta da área científica de Matemática no ISCAP-P.Porto. Os seus interesses de investigação incluem Tecnologias no Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior, Learning Analytics e Análise de Séries Temporais de contagem.
Firmino Silva
Mestre desde 2005 pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal) na área da integração dos Sistemas de Informação na indústria automóvel. Atualmente, frequenta o Doutoramento na Escola de Engenharia Industrial e Ciências da Inovação da Universidade de Tecnologia de Eindhoven. Os seus interesses de investigação relacionam-se com os serviços de seleção e classificação em colaborações entre organizações em processos empresariais. Colabora como Gestor de Projetos de ITS, desde 2012, na IBM Portugal. Anteriormente, foi gestor de departamento de UNIX / SAP numa das empresas mais representativas do setor automóvel em Portugal, entre outras posições / empresas. Desde 2011, é Professor Convidado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
José Azevedo
Professor Adjunto do Departamento de Matemática do ISCAP / Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), desde 1998. Doutor em Educação (Matemática) pela Universidade da Beira Interior. Publica vários artigos em revistas e conferências. É membro da comissão de programa de algumas conferências nas suas áreas de investigação. Além disso, é revisor de algumas revistas e conferências. É membro do Centro de Investigação CEOS.PP. Os seus interesses de investigação são Analytics, Educação Matemática, E-Assessment, Séries Financeiras, Data Mining e E-Learning.
Luís Rodrigues
Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. É professor adjunto na área dos Sistemas de Informação do ISCAP. É atualmente membro da Direção da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Tem com áreas de Interesse e Investigação: Arquiteturas Empresariais (Enterprise Architecture), BPM (Business Process Management), Modelação de Sistemas de Informação (IS Modelling), Gestão e Governação de Sistemas de Informação (IS Management & Governance).
Maria de Lurdes Babo e Silva
É doutorada em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto. É professora adjunta da área científica de Matemática no ISCAPP. Os seus interesses de investigação incluem Tecnologias no Ensino-Aprendizagem no ensino superior, Learning Analytics, séries temporais, simulação e métodos quasi-Monte Carlo.
Maria Inês Braga
Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua tese de Doutoramento na área da Ciência da Informação é sobre Literacia da Informação no ensino superior. Pertence ao CIC.Digital – Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital. É Professora Adjunta do Instituto Politécnico do Porto, tendo lecionado nas áreas das Línguas, Comunicação e Ciência da Informação. As suas áreas de interesse são: Literacia da informação, comunicação, ética na informação, ensino superior, novas Tecnologias da Informação e Comunicação e pedagogia.
Maria José Angélico
É doutorada em Engenharia de Software baseada em Componentes Reutilizáveis – Interface Homem-Máquina, pela Universidade de Vigo. É Professora Adjunta no ISCAP na área dos Sistemas de InformaçãoÉ Investigadora e membro do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade). Desenvolve diversas atividades de investigação nas áreas dos Sistemas de Informação e da Representação do Conhecimento. É membro do Conselho Editorial e do Conselho Científico de revistas científicas internacionais indexadas. É Membro do Comité Científico de diversos eventos científicos e possui várias publicações nas suas áreas de investigação.
Mariana Curado Malta
É Doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e Professora Adjunta no Politécnico do Porto. É autora de vários artigos científicos e capítulos de livros. Os seus interesses de investigação associam-se às formas sistemáticas de desenvolvimento de perfis de aplicação de metadados (MAP), assim como das técnicas mais adequadas para o desenvolvimento dos artefactos no processo de definição de um MAP. Neste âmbito, é autora do método Me4MAP.
Mário Costa
Licenciado em Matemáticas Aplicadas – Informática, pela Universidade Livre do Porto, (atual Universidade Portucalense), com Pós-Graduação em Informática de Gestão e Pós-Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Formador certificado Sage, número 100.154 de Sage SENIOR Technician, para as aplicações de Gestão, em especial Sage 50 Cloud, Sage 100 Cloud e Sage for Accountants. As suas principais áreas de interesse são Sistemas de Informação, Segurança Informática e apoio informático às Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Milena Carvalho
Professora Adjunta no ISCAP-P.Porto, na área da Ciência da Informação. Doutorada em Ciências Documentais - Especialização em Gestão da Informação e Serviços de Informação, na FLUC. Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação na Universidade de Évora. Especialista em Ciências Documentais - Opção Arquivo na FLUP. Diretora da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação e do Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares. Tem publicações em conferências e revistas científicas e colabora como revisora de pares em conferências nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação são nas áreas da Ciência da Informação, Mediação e Comportamento informacional, Gestão da Informação e do Conhecimento, Preservação e Conservação, Património Informacional, Representação da Informação e Web Semântica.
Paulo Trigueiros
Doutorado em Engenharia de Elétronica e de Computadores pela Universidade do Minho. É professor adjunto na área dos Sistemas de Informação do ISCAP. Investigador no CEOS.PP e Investigador colaborador do Centro Algoritmi da Universidade do Minho e do LIAAC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Autor e co-autor de diversos artigos em revistas científicas, conferências e capítulos de livros. Tem um livro publicado com o tema “Computer Vision and Machine Learning based Hand Gesture Recognition”. As suas principais áreas de interesse são Processamento de Imagem, Visão por Computador, Inteligência Artificial e Segurança Informática.
Rosalina Babo
Rosalina Babo é Professora Coordenadora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto (ISCAP/IPP), Portugal. Desde 2000, assume as funções de Diretora do Departamento de Sistemas de Informação e foi membro do Conselho Científico da Universidade durante doze anos (2000-2012). Rosalina Babo foi uma das fundadoras (2006) do Centro de Investigação CEOS.PP (antigo CEISE/STI) e foi diretora deste até 2011. Tem vários artigos publicados em conferências internacionais e livros. As suas áreas de investigação são o e-learning, usabilidade, e-commerce e redes sociais.
Rui Humberto Pereira
Doutorado em Engenharia de Software baseada em componentes reutilizáveis com aplicações de interface Homem-Máquina (2015), Especialista em Sistemas de Informação (2012); Mestrado em Tecnologias Multimédia (2001) e Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (1997). É presentemente Professor Adjunto Convidado no Instituto Politécnico do Porto, Coordena o Centro de Informática do ISCAP. Tem artigos publicados em revistas especializadas, trabalhos em actas de eventos e capítulos de livros. Recebeu um prémio de melhor trabalho. Também tem colaborações como revisor de pares em revistas científicas e conferências internacionais. Os seus interesses de investigação são os Sistemas de Informação, em particular nas áreas de base de dados e programação orientada por aspectos, e a Engenharia de Software.
Susana Costa Martins
Doutorada em Educação-especialização em Educação e Bibliotecas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique desde 2015 e Professora Adjunta no ISCAP-IPP na área de Ciência da Informação. Investigadora no CEOS.PP. Apresentou diversas comunicações em congressos internacionais, publicou os artigos nas respetivas atas, tendo igualmente publicado artigos em várias revistas científicas. É revisora científica de diversas conferências na área da Ciência da Informação e Educação. As suas principais áreas de interesse são: Literacia da Informação; Comportamento informacional; Bibliometria; Documentação e Informação científica; Organização e gestão da informação; Representação da informação; Políticas de Informação; Gestão da Informação; Património informacional; web semântica e uso das tecnologias de informação nos serviços de informação.

Top
We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. Cookie policy. I accept cookies from this site. Agree