Business, Social and Learning Analytics
Nos dias de hoje a análise de dados assume um papel fundamental nas organizações. É importante que as organizações sejam competitivas e é necessário que estejam à frente da concorrência. A área da Analytics representa aqui um papel fundamental. De acordo com o INFORMS (Institute for Operations Research and Management Science), a Analytics representa uma combinação de tecnologias computacionais, técnicas científicas de gestão e estatística para resolver problemas reais, considerando ainda que as organizações têm de analisar os seus dados de modo a entender o que está a acontecer, o que acontecerá e como tomar a melhor opção.
O INFORMS propõe três níveis para a Analytics, a saber, Analytics descritiva, que se refere a saber o que aconteceu e o que está a acontecer nas organizações, Analytics preditiva, pretendendo-se neste caso determinar o que é provável que aconteça, e Analytics prescritiva, com a qual se pretende reconhecer o que está a acontecer assim como os prognósticos mais prováveis e tomar decisões para atingir o melhor desempenho. Estes três níveis não são independentes e muitas vezes são mesmo sobreponíveis em parte.
Nesta área de investigação, existe ainda uma grande lacuna quer na forma de recolha de dados quer no seu tratamento. Pretende-se assim, responder às necessidades das organizações para uma melhoria geral das suas práticas e resultados, a partir da definição de boas práticas de análise dos dados resultantes das suas operações, nomeadamente através da criação de sistemas e tecnologias de recolha e análise de dados. Pretende-se a produção de artigos científicos, projetos de investigação e workshops, quer promovidos pelos investigadores quer por parte de empresas de modo a aprofundar o conhecimento prático dos problemas que se pretendem resolver. Espera-se ainda o desenvolvimento e implementação de soluções capazes de dar respostas aos problemas encontrados.