Desenvolvimento organizacional e social através da inovação

 

Esta linha de investigação pretende dar soluções às organizações do século XXI, ajudando-as a crescer e a tornarem-se competitivas através do desenvolvimento organizacional, da otimização dos processos internos e externos and do desenvolvimento de hard e soft skills dos seus profissionais. De acordo com as mais recentes teorias de gestão de conhecimento, o conhecimento organizacional e o capital intelectual jazem nas pessoas e, por isso, no staff de cada organização. Ao fomentar o seu crescimento pessoal e profissional (inclusivamente o desenvolvimento de cada profissão), as empresas estão a contribuir para o seu próprio desenvolvimento, inovação e competitividade. Este avanço e crescimento poderá ser alcançado usando várias soluções possíveis, tais como, a gestão e mesuração do desempenho e desenvolvimento organizacional, o progresso de novas metodologias educacionais no ensino superior, inclusivamente o uso de jogos empresariais, simulações, aprendizagem ativa, ambientes colaborativos de ensino à distância, entre outros.

O desenvolvimento organizacional e social tmabém é alcançado atendendo à capacidade das organizações e pessoas para criar, gerir, medir e estimular o negócio cooperativo, redes educativas, pessoais e/ou sociais; para partilhar e adquirir conhecimento em ambientes multiculturais, multidisciplinares e multinacionais. Este contexto de mutualidade que reforça intercâmbios pode apoiar os sistemas de informação internos das organizações, redes sociais e outros fluxos de trabalho mediados por tecnologias e plataformas de socialização. Assim, esta área de investigação aborda a capitalização de todos os tipos de organização, redes, profissionais e cidadãos, dirigida ao seu desenvolvimento e melhoria contínua.

Até ao momento foi feita investigação nas áreas da literacia financeira (ajudando os cidadãos a terem maior literacia financeira com impacto para as suas próprias vidas e orçamento familiar, mas também na forma como encaram o futuro e procuram soluções financeiras para os problemas), preparação de formadores para formarem o staff, incluindo o desenvolvimento de várias plataformas de e-learning seguindo as teorias mais avançadas na domínio. Outras áreas de trabalho incluem a perceção do risco e a gestão do risco em atividades de Projeto e no uso das Tecnologias e redes sociais para fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional.

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