O que é afinal a Transcriação? Tradução de conteúdos de Marketing e de Publicidade? Localização de jogos de vídeo e de outros bens ou serviços? Arte? Ou mera tautologia? O que é que faz exatamente um transcriador? Em que se distingue o seu trabalho do de um copywriter? Que poderá haver de comum entre a transcriação de conteúdos literários e a adaptação estratégica de conteúdos comerciais? Efeito estético, efeito cultural, adaptação ao mercado? Não será tudo isto recriar?


Finalidades diferentes, por certo, mas caminhos cruzados. Transpor fronteiras, cumprindo uma finalidade apelativa, recriando os efeitos perlocutórios que convidam à comunicação e ao consumo no mercado global? Ou simplesmente traduzir o signo na sua plenitude, num ímpeto diletante de recriar a mesma fruição numa outra língua? São estas e outras questões que terão lugar na VII edição da Oficina de Tradução 2017: um convite a pensar, ouvir, dialogar e experimentar. Make it New.


Durante a manhã, participe numa mesa redonda com Helena Rosário (copywriter e coordenadora criativa da Flecta (empresa de design e comunicação), Mário Rodrigues (responsável pela empresa de Tradução Upwords), Manuela Veloso (docente do Iscap e investigadora em Literatura Comparada e Tradução Intersemiótica) e Jesús Maroto (CEO da Global Propaganda.com). Como produto deste debate espera-se reunir um conjunto de percepções que permitam: (1) delimitar as múltiplas dimensões do conceito de Transcriação; (2) entender as correlações que se estabelecem com a Tradução, a Localização, a Comunicação estético-literária e com o Marketing e Publicidade e (3) identificar tendências de mercado nestas áreas dialogantes.

À tarde, em ambiente exploratório, entre num espaço de oficina sob orientação do formador Jesús Maroto, especialista em tradução, localização, transcriação e adaptação e venha experimentar o seu lado (trans)criativo.

 

 

 

Comissão Organizadora

Graça Chorão (ISCAP-PPorto / CEOS)
Maria do Céu Pontes (ISCAP-PPorto)
Célia Tavares (ISCAP-PPorto / CEOS)

Comissão Científica

Joana Fernandes (ISCAP-PPorto / CEOS)
Manuel Moreira da Silva (ISCAP-PPorto / CEOS)
Sandra Ribeiro (ISCAP-PPorto / CEOS)
Suzana Cunha (ISCAP-PPorto / CEOS)

Secretariado

Cristiana Silva
Vanessa Matos

   

::: Voltar à página inicial :::