Instruções para Autores

1.   Formatação

Os pormenores relativos à preparação do resumo expandido são apresentados nas subsecções 1.1; 1.2; 1.3; 1.4; 1.5; 1.6; 1.7; 1.8 e 2.

1.1    Subsecções

As subsecções devem ser subdivididas de forma a serem visualmente evidentes. Utilizar uma numeração progressiva dos documentos, de acordo com esta estrutura e conforme modelo disponibilizado nesta página.

1.2    Formatação geral

O resumo alargado deve ter um máximo de 1000-1200 palavras (excluindo a bibliografia) para as comunicações completas e 500 palavras para os posters.

  • Tipo de letra Calibri, tamanho 11, espaçamento simples e deve conter:
    • Título
    • Nome(s) do(s) autor(es), filiação(ões), número ORCID, país e endereço(s) eletrónico(s)
    • Apresentar: o tema geral, os objetivos, as hipóteses ou pressupostos, a metodologia, o quadro teórico relevante, os resultados parciais ou finais, as conclusões parciais ou finais.
  • Nome(s) do(s) autor(es), filiação(ões), número ORCID, país e endereço(s) eletrónico(s)
  • Apresentar: o tema geral, os objetivos, as hipóteses ou pressupostos, a metodologia, o quadro teórico, os resultados parciais ou finais, as conclusões parciais ou finais.7000 palavras (incluindo a bibliografia).
  • Enviar o texto completo em formato .DOC ou DOCX, tipo de letra Calibri, tamanho 11, espaçamento simples e deve conter:
    • Título
    • Nome(s) do(s) autor(es), filiação(ões), número ORCID, país e endereço(s) eletrónico(s)
    • Apresentar: o tema geral, os objetivos, as hipóteses ou pressupostos, a metodologia, o quadro teórico, os resultados parciais ou finais, as conclusões parciais ou finais.
  • Os títulos das secções devem ser escritos em Calibri, tamanho 11, negrito.
  • O texto deve ser escrito em letra Calibri, tamanho 11.
  • O uso de negrito, itálico ou sublinhado só deve ser utilizado no corpo do texto se for absolutamente necessário.
  • O nome completo deve ser indicado em primeiro lugar, seguido do acrónimo entre parênteses. Ex: Asociación de Educación e Investigación en Ciencias de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC).
  • As palavras numa língua estrangeira devem ser escritas em itálico. Por exemplo: apud; et al.; Ciência da Informação; Biblioteconomia; Arquivística; Museologia.

1.3     Citações

A citação em bloco deve ser escrita em fonte Calibri, tamanho 10, a 2 cm da margem, 6pt antes e 6pt depois, aplicando a American Psychological Association (APA), 7ª edição, como exemplos para um autor, dois autores, três autores ou mais:

  • A citação bloqueada deve ser escrita desta forma (Giddens, 1978, pp.25-30).
  • De acordo com Giddens (1978, pp.25-30), a citação bloqueada deve ser escrita desta forma.
  • A citação em bloco deve ser escrita desta forma (Wegener & Petty, 1994, pp.34-42).
  • De acordo com Wegener & Petty (1994, pp.34-42), a citação em blo-co deve ser escrita desta forma.
  • A citação em bloco deve ser escrita desta forma (Harris et al., 2018, pp.58-67).
  • De acordo com Harris et al. (2018, pp.58-67), a citação em bloco deve ser escrita desta forma.
  • A citação em bloco deve ser escrita desta forma (Boser, 2017, citado em Brown, 2018).
  • De acordo com Boser (2017, citado em Brown, 2018), a citação em bloco deve ser escrita desta forma.

1.4     Números

As figuras que não couberem no espaço da coluna devem ser colocadas no final do resumo. Devem ser apresentadas em boa resolução para que possam ser visualizadas sem problemas. Ex:

Se as figuras forem maiores do que este espaço, devem caber no texto ou ser colocadas no fim do resumo.

1.5     Gráficos

Os gráficos que não couberem no espaço da coluna devem ser colocados no final do resumo alargado. Devem ser apresentados em boa resolução para que sejam fáceis de visualizar. Por exemplo:

1.6    Imagens

Os quadros contêm texto, ou seja, geralmente não contêm números ou percentagens. Devem ser apresentados da seguinte forma. Por exemplo:

1.7     Tabelas

Os quadros contêm números e percentagens. Devem ser apresentadas da seguinte forma. Por exemplo:

1.8    Referências

As referências bibliográficas devem obedecer às normas da American Psychological Association (APA), 7ª ed., tipo de letra Calibri, tamanho 10, de acordo com os exemplos em 1.8.1; 1.8.2; 1.8.3; 1.8.4; 1.8.5; 1.8.6; 1.8.7; 1.8.8; e 1.8.9:

1.8.1  Livros

King, M. L., Jr. (2010). Stride toward freedom: The Montgomery story [Um passo em direção à liberdade: A história de Montgomery]. Beacon Press.
DiFonzo, N., & Bordia, P. (2007). Psicologia do rumor: Abordagens sociais e organizacionais. American Psychological Association.

1.8.2  Capítulos de livros

Burke, W. W., & Nourmair, D. A. (2001). O papel da avaliação da personalidade no desenvolvimento organizacional. Em J. Waclawski & A. H. Church (Eds.), Organization development: A data-driven approach to organizational change (pp. 55-77). Jossey-Bass.
Posluszny, D., Spencer, S., & Baum, A. (2007). Perturbação de stress pós-traumático. Em S. Ayers, A. Baum, C. McManus, & et. al. (Eds.), Cambridge handbook of psychology, health and medicine (2ª ed.). Cambridge University Press.

1.8.3  Artigos de revistas

Bishop, MD (2006). Public opinion and juvenile justice policy: myths and misconceptions (Opinião pública e política de justiça juvenil: mitos e equívocos). Criminology and Public Policy, 5(4), 653-664. https://doi.org/10.1111/j.1745-9133.2006.00408.
Somers, C. L., Day, A. G., Niewiadomski, J., Sutter, C., Baroni, B. A., & Hong, J. S. (2018). Compreender como o clima escolar afeta o humor geral em cuidados residenciais: Perspectivas de meninas adolescentes em sistemas de acolhimento e justiça juvenil. Juvenile & Family Court Journal, 69(4), 43-58. https://doi.org/10.1111/jfcj.12120.

1.8.4  Artigos publicados em Atas de Eventos

Davidson, R. J. (2019, 8-11 de agosto). O bem-estar é uma habilidade [sessão da conferência]. Convenção APA 2019, Chicago, IL, Estados Unidos. https://irp-cdn.multiscreensite.com/a5ea5d51/files/uploaded/APA2019_Program_190708.pdf
Fistek, A., Jester, E., & Sonnenberg, K. (2017, 12-15 de julho). Todo mundo tem um pouco de música neles: usando a musicoterapia para conectar, envolver e motivar [sessão da conferência]. Conferência Nacional da Sociedade do Autismo, Milwaukee, WI, Estados Unidos. https://asa.confex.com/asa/2017/webprogramarchives/Session9517.html.

1.8.5  Teses/Dissertações

Thomas, G. (2014). The influence of homeland security on policing (Publicação n.º 3645567) [Dissertação de doutoramento, Universidade de Indiana da Pensilvânia]. Pro-Quest Dissertações e Teses Global.
Gerena, C. (2015). Positive Thinking in Dance: The Benefits of Positive Self-Talk Practice in Conjunction with Somatic Exercises for Collegiate Dancers [tese de mestrado, University of California Irvine]. Universidade da Califórnia, eScholarship. https://escholarship.org/uc/item/1t39b6g3.

1.8.6  Ambiente Web

Chandler, N. (2020, 9 de abril). Qual é a diferença entre Sasquatch e Bigfoot? https://science.howstuffworks.com/science-vs-myth/strange-creatures/sasquatch-bigfoot-difference.htm.
Kamin, H. S., Lee, C. L., & McAdoo, T. L. (2020). Criando referências usando o estilo APA da sétima edição [Webinar]. American Psychological Association. https://apastyle.apa.org/instructional-aids/tutorials-webinars.

1.8.7  Vídeos

Staveley-Taylor, H. (Diretor) (2006). Introdução à conceção de experiências [Filme; DVD]. Uniview Worldwide; Cambridge Educational.
Above The Noise (2017, 18 de outubro). A procrastinação pode ser uma coisa boa [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=FQMwmBNNOnQ.

1.8.8  Sons

Nirvana (1991). Smells like teen spirit [Canção]. Em Nevermind. DGC.
Andrews, F. (2009). The house she lived in [Canção gravada pelos The Veils]. Em Sun Gangs. Rough Trade.

1.8.9  Podcasts

Santos, L. (Anfitrião). (n.d.) Psychopaths and su-perhe-roes (No. 1) [Episódio de podcast áudio]. Em The happiness lab with Dr. Laurie Santos. Indústrias Pushkin. https://www.happinesslab.fm/season-2-episodes/episode-1.
Hersher, R. (2020, 19 de março). A primavera começa hoje em toda a América, o que é es-tranho [Radio broadcast]. NPR. https://www.npr.org/2020/03/19/817237429/spring-starts-today-all-over-america-which-is-weird.

2 Notas

As notas explicativas devem ser utilizadas a título excecional. Não utilizar notas de rodapé, mas sim notas de fim. Por exemplo:

NOTAS

1 As notas de rodapé devem aparecer no final do texto.
2 As notas de rodapé devem aparecer no final do texto.