Sessão de Abertura

Jorge Revez
Subdiretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Professor Auxiliar no Programa em Ciências da Informação e Documentação
Doutorado em Ciência da Informação (Universidade de Coimbra), com uma tese sobre a relação entre bibliotecas e investigadores, licenciado em História, mestre em História Contemporânea e possui uma Pós-Graduação em Biblioteconomia e Documentação (Universidade de Lisboa). Trabalhou durante vários anos como bibliotecário em bibliotecas especializadas e do ensino superior e como analista de informação criminal na Polícia Judiciária. É investigador na equipa de Ciência da Informação do Centro de Estudos Clássicos (Universidade de Lisboa) e no Grupo de Trabalho de Arquivística do Centro de Estudos de História Religiosa (Universidade Católica Portuguesa).

Eliete Santos
Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade – GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares
Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE – PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto – PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba – do Curso de Arquivologia, coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Permanente do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, Difusão em arquivos, inteligência artificial, governança arquivística, linguagem e ensino, estudos Bakhtinianos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade – GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares.
Mesa Redonda

Fernanda Ribeiro
Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da FLUP
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) em 1980 e detentora do Curso de Bibliotecário-Arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1982). Doutorou-se em 1999 na FLUP, com uma tese intitulada O Acesso à Informação nos Arquivos e fez Provas de Agregação, na mesma Faculdade, em 2006. É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da FLUP, foi diretora do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação (2003-2014) e é atualmente diretora do Programa Doutoral em Ciências da Comunicação e Informação. Foi, ainda, diretora e presidente do Conselho Científico da FLUP entre out. de 2014 e fev. de 2023.
Tem publicado, em Portugal e no estrangeiro, e desenvolvido investigação sobre as problemáticas da organização e representação da informação, acesso e recuperação, especialmente em arquivos, as questões teórico-metodológicas e a formação em Ciência da Informação.

Ana Terra
Professora Auxiliar na Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciências Documentais
Doutorada em Ciências Documentais, Licenciada em História, Mestre em História Moderna e pós-graduada em Ciências Documentais (Opção Arquivo e Opção Biblioteca/Documentação). Desde novembro de 2020, é Professora Auxiliar na Universidade de Coimbra, onde leciona na Licenciatura, no Mestrado e no Doutoramento em Ciência da Informação. Foi Professora Adjunta do Instituto Politécnico do Porto, de 2002 a 2020, onde foi Coordenadora da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, Diretora do Mestrado em Informação Empresarial, entre outros cargos de gestão. É a Presidente eleita do Capítulo Espanha-Portugal da ISKO (International Society for Knowledge Organization), desde novembro de 2019. É membro da direção da Associação Bobcatsss (AKA Euclid), desde janeiro de 2021. Em 2009, recebeu o Prémio Raul Proença, patrocinado pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Os seus principais interesses de investigação incluem o comportamento informacional, em especial Personal Information Management, comportamento informacional em situações do quotidiano e literacia da informação, a organização do conhecimento, particularmente em repositórios institucionais, e a gestão da informação, com enfoque para a gestão do email organizacional.

Ana Novo
Professora Auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta
Professora Auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta desde 2013, lecionando na área da Ciência da Informação. Desde março de 2020, coordena o Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Doutorada em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2011), desenvolveu a tese intitulada “Biblioteca Escolar com ou sem bibliotecário? – Estudo de impacto no sucesso escolar em Escolas Básicas Integradas”.
Como investigadora, dedica-se às áreas da biblioteconomia escolar e à formação e ensino em Ciência da Informação em Portugal, com apresentações e publicações em eventos e revistas de âmbito nacional e internacional. É membro da IASL e da BAD, integrando o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares. É, ainda, investigadora integrada no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora desde 2007, onde integra o Grupo de Investigação Património(s) e Literacias.

Carlos Guardado da Silva
Professor Associado com Agregação em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da U. de Lisboa
Professor Associado com Agregação em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde dirige o Programa em Ciências da Documentação e Informação, o Doutoramento em Ciência da Informação, e a equipa de investigação em Information Science no Centro de Estudos Clássicos (CEC-FLUL). É (co)autor e editor de mais de duas centenas e meia de títulos, nas áreas da Ciência da Informação, História e Gestão Cultural, e diretor da Coleção CI – Ciência da Informação, uma coedição das Edições Colibri e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigador do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro de diversas sociedades científicas, de que se destacam The International Society for Knowledge Organization (ISKO), a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), a Associação de Educação e Investigação em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe (EDICIC) e a Academia Portuguesa da História.

Paula Ochôa
Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Doutorada em Documentação pela Universidad de Alcalá (2012), Mestre em Gestão da Informação pela The University of Sheffield Management School (1994) e Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985). Possui ainda o Curso de Alta Direção da Administração Pública (CADAP), pelo INA (2004). Foi chefe de Divisão e Diretora de Serviços de Informação e Documentação na Secretaria Geral do Ministério da Educação (1996-2011). Foi ainda bibliotecária na Biblioteca Nacional e no Instituto do Livro e da Biblioteca Nacional, tendo trabalhado na Divisão de Inovação para as Bibliotecas Públicas. Entre 1991 e 2008 lecionou nos Cursos de Especialização em Ciências Documentais e Mestrado em Informação e Documentação na Faculdade de Letras, Universidade de Évora e Universidade dos Açores. É atualmente Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde coordena o mestrado em Património e co-cordena o mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais, sendo também Vice Presidente da Comissão de Ética.

Sandra Sanz
Professora adjunta de Estudos de Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Aberta da Catalunha
Doutorada em Sociedade da Informação e do Conhecimento (2010) pela Universidade Aberta da Catalunha. Licenciada em Documentação pela Universidade de Granada (1998) e em Filologia Hispânica pela Universidade de Barcelona (1995).
Desde setembro de 1999, é professora adjunta dos Estudos de Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Aberta da Catalunha. Durante esses anos, foi diretora do programa de Licenciatura em Documentação e de vários cursos de pós-graduação relacionados com as redes sociais. Atualmente, é vice-reitora de Alianças, Comunidade e Cultura dos Estudos de Ciências da Informação e da Comunicação da Universidade Aberta da Catalunha.
Como investigadora, trabalha há mais de quinze anos em torno da aprendizagem colaborativa, comunidades de aprendizagem e prática, trabalho colaborativo e intercâmbio de conhecimento através das redes sociais. É membro do grupo de investigação GAME (Grupo de Investigação em Aprendizagem, Meios e Entretenimento), reconhecido como grupo consolidado pela AGAUR em 2017. É também membro do Grupo ThinkEPI e colaboradora habitual do Anuário ThinkEPI. Análise de tendências em informação e comunicação (2011- ).

Armando Malheiro da Silva
Professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa e em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve o diploma do curso de bibliotecário-arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, em 1999, doutorou-se em História Contemporânea na Universidade do Minho. É atualmente professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com atividade docente no Curso da Licenciatura em Ciência da Informação e no Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais Tem repartido as suas pesquisas e publicações por várias áreas científicas, com destaque para a História Contemporânea de Portugal e para o campo interdisciplinar das Ciências da Comunicação e da Informação com comunicações, artigos e edição de livros. É investigador integrado do CITCEM da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Grupo de Pesquisa Informação, Comunicação e Cultura Digital.

Marta Ligia Pomim Valentim
Presidente da Associação EDICIC
Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), possui Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, e é Livre-Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp.
Coordena o projeto de pesquisa “Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos”, voltado à integração de tecnologias emergentes na gestão da informação. É Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2021-2025, e Coordenadora do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento (GT-4) da ANCIB. Atuou como Supervisora do Instituto de Políticas Públicas de Marília (IPPMAR), gestão 2021-2023, e como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp (2017-2021). Foi Presidente da ABECIN (2016-2019) e Vice-Presidente da EDICIC (2009-2011), além de exercer funções de liderança em diversas associações científicas desde 1992.
Com ampla experiência acadêmica e institucional, destaca-se pela publicação de livros e artigos em periódicos científicos, contribuindo para o avanço da Ciência da Informação na perspectiva da gestão do conhecimento e inteligência organizacional. A sua trajetória evidencia compromisso com a pesquisa, a formação de recursos humanos e a articulação internacional na área da Ciência da Informação.
Moderação Mesa Redonda

Teresa Silveira
Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da UP / Departamento de Comunicação e Informação | Investigadora integrada do CITCEM
Licenciada em História – Ramo Educacional – pela Faculdade de Letras da U.Porto, pós-graduada e mestre pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Ciências da Informação e da Documentação. Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais – Faculdade de Letras da U.Porto e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Ambas as teses exploram a relação entre o desenvolvimento da aprendizagem cerebral e o comportamento informacional. Em particular, a sua tese de doutoramento intitulada: Nativos e Imigrantes digitais: Semelhanças e diferenças no cérebro leitor foi o resultado de um trabalho interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Neuroimagiologia. Esta continua a ser uma das suas principais áreas de interesse e de investigação, à qual se acrescenta a Gestão da Informação.
Atualmente é Professora Auxiliar na FLUP., pertencente ao Departamento de Comunicação e Informação, sendo, igualmente, investigadora integrada do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.
Desde 2024 é membro da Comissão Científica do Mestrado em Ciência da Informação.
Antes de ingressar na carreira académica Teresa Silveira teve experiências profissionais, em contexto público e privado, nas áreas da Ciência da Informação. Primeiro como responsável pelo centro de documentação do Sindicato dos Professores da Zona Norte, seguindo-se a função de formadora no programa de Itinerâncias da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas; a consultoria na Administração Regional de Saúde do Norte, no desenvolvimento do Gabinete do Conhecimento, culminado com as suas funções de gestora global de informação científica na BIAL.
Sessão de Encerramento

Lluís M. Anglada y de Ferrer
Consultor em Ciência Aberta no CSUC (Consórcio de Serviços das Universidades da Catalunha)
Foi diretor das áreas de Bibliotecas e Documentação e Ciência Aberta do Consórcio de Serviços das Universidades da Catalunha. Foi fundador e diretor do CBUC (Consórcio de Bibliotecas das Universidades da Catalunha), diretor das bibliotecas da Universidade Politécnica da Catalunha e professor na Faculdade de Biblioteconomia da Universidade de Barcelona.
Foi membro de comités executivos e comissões de associações profissionais a nível internacional (SPARC Europe Board, LIBER Executive Board, OCLC’s Global Council), espanhol (presidente da comissão de qualidade das bibliotecas da ANECA, secretariado da Rebiun, vice-presidente do Colégio Oficial de Bibliotecários da Catalunha) e de comités consultivos de editoras comerciais (ProQuest, Wiley, Nature…).
Publicou cerca de 100 artigos e capítulos de livros e obteve o prémio SCImago-EPI para o melhor artigo publicado em El Profesional de la información (EPI) durante o período 2012-2016.
Mais informações em: https://orcid.org/0000-0002-6384-4927

Pedro Penteado
Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) (Portugal)
No DGLAB coordenou tecnicamente os trabalhos para a elaboração da proposta de um novo “Regime Jurídico da classificação e avaliação da informação arquivística” e de um “Regulamento geral” complementar, considerados diplomas essenciais ao processo de desmaterialização em curso no país.
Coordenou ainda a elaboração das “Linhas orientadoras para a revisão da legislação em matéria arquivística no contexto da Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2017 (“Papel zero”).
Foi o principal responsável técnico pelo Projeto M51-CLAV – Plataforma modular de classificação e avaliação da informação arquivística, desenvolvido no âmbito do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), que pretendeu concretizar a medida 107 do programa governamental Simplex +/2017, intitulada “Arquivo digital”.
Representou a DGLAB junto do Grupo da Interoperabilidade documental do CTIC no âmbito dos trabalhos para o Modelo de Dados Canónico da plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública (iAP).
É responsável pela coordenação do Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica (PAEIS) e pela Macroestrutura Funcional (MEF). No contexto da elaboração deste instrumento transversal de classificação, coordenou a Equipa de acompanhamento do Projeto de Levantamento de processos da Administração Central do Estado. Foi coordenador do documento metodológico sobre avaliação suprainstitucional da informação arquivística, da DGLAB.
Cooredenou as orientações para a gestão de documentos e arquivos eletrónicos dos gabinetes ministeriais (2023-2024).
Coordenou o diagnóstico à situação dos arquivos das secretarias-gerais no âmbito do planeamento da sua mudança para o Campus APP (2023-2024), bem como o diagnóstico à situação arquivística do Estado, no âmbito da medida 15 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2012.
Coordenou as “Orientações para a gestão de documentos de arquivo no contexto de uma reestruturação da Administração Central do Estado” (1.ª e 2.ª edição).
Responsável pela coordenação do Programa de auditorias a sistemas de arquivo da DGLAB desde 2008.
Integrou a equipa técnica que desenvolveu o Projeto “TT online”, pioneiro na digitalização e webização de conteúdos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Fez parte dos grupos de trabalho das “Orientações para a descrição arquivística” (ODA) e para a modelação da Rede Portuguesa de Arquivos e do Portal Português de Arquivos. Representa a DGLAB na Comissão permanente da Comissão Técnica de Normalização em Informação e Documentação (CT7) do Instituto Português da Qualidade.
É membro do Grupo de Trabajo en Gestión y Preservación de Documentos Electrónicos (GTGPDE) da Asociación Latinoamericana de Archivos (ALA), onde co-coordena com Raquel Umaña (Universidad de Costa Rica) o “Guía de Preservación Digital”.
Entre as comunicações que tem realizado inclui-se “Desenhando novas políticas para valorizar e preservar a informação digital: propostas da DGLAB para um Regime Jurídico”, apresentada ao “Encontro Nacional sobre Preservação Digital” (2023) (cf. https://www.keep.pt/wp-content/uploads/2022/11/01-Legislacao-Pedro-Penteado.pdf ).
Desenvolve trabalhos de cooperação com o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, tendo tido papel ativo na preparação de um diagnóstico à situação dos arquivos do país e de uma proposta de diploma regulamentador na área da gestão de documentos.
É Mestre em Documentación pela Universidade de Alcalá (Espanha). É doutorando no Curso de Doutoramento em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra, onde desenvolve investigação sobre avaliação de políticas públicas de arquivo em Portugal.
Foi assistente convidado em diversos cursos na área das Ciências da Documentação/Informação na Universidade Autónoma de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa (UNL). Atualmente colabora com a Porto Executive Academy (PEA), escola de negócios do ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
É formador de gestão da informação no Instituto Nacional de Administração, desde 2003, tendo lecionado em Portugal e em Cabo Verde.
É investigador do Centro História, Territórios e Comunidades – CFE NOVA FCSH, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Fez parte da comissão organizadora dos encontros de Arquivos Universitários (2013), Arquivos Científicos (2014), Arquivos da Administração Pública (2015) e Curadoria Digital (2016) do Instituto de História Contemporânea da UNL. Entre outros, foi membro da Comissão científica dos Congressos Nacionais de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas desde 2003.
Moderação Sessão de Encerramento

Zeny Duarte de Miranda
Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), nos níveis de Mestrado e Doutorado. Atua também na Educação a Distância, pela Superintendência de Educação a Distância da UFBA (UFBA/CAPES). Doutora em Letras, com ênfase em Literatura e Cultura (UFBA), e pós-doutora em Ciência da Informação com foco em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/Portugal).
É investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Universidade do Porto. Participa de júris acadêmicos e comissões de avaliação, além de atuar como revisora científica de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Possui vasta produção intelectual, com livros, capítulos, artigos e outras publicações acadêmicas.
Conferencista nacional e internacional, é organizadora de eventos científicos e consultora ad hoc em comissões científicas e tecnológicas. Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de graduação e trabalhos de cursos lato sensu.
Sua formação interdisciplinar abrange Letras, Literatura e Cultura, Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Arquivística Francesa, Preservação, Conservação e Restauração de Documentos. Atua com ênfase em estudos e investigações sobre Humanidades, Cultura, Memória, Identidade, Patrimônio e Plataformas Digitais.
Desenvolve projetos voltados à sustentabilidade informacional e à internacionalização da pesquisa científica.

