O metaverso e os produtos NFT

Autores

  • Henrique Queirós Instituto Superior de Contabilidade e Administração
  • José Luís Reis Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto; Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), Universidade do Porto; CEOS.PP

DOI:

https://doi.org/10.56002/ceos.0059_cimne_1_2

Palavras-chave:

metaverso, mundo virtual, NFT, Non-fungible token, Blockchain

Resumo

Resumo

Esta investigação analisa o metaverso e os produtos NFT, descrevendo os principais conceitos, oportunidades e desafios.

Nos últimos anos, o metaverso expandiu-se de forma exponencial e, com o desenvolvimento da tecnologia Blockchain, o mercado de produtos NFT obteve um enorme crescimento, atraindo inúmeros investidores e colecionadores. Esta nova tecnologia garante elevada segurança do ponto de vista das transações e conservação de dados, para além de permitir sempre identificar o criador e anteriores donos de qualquer produto NFT, podendo estas características impulsionar o desenvolvimento de várias áreas, desde os videojogos até à arte. Por outro lado, por se tratar de uma realidade ainda pouco explorada, principalmente do ponto de vista científico, este crescimento levanta grandes dúvidas e desafios a vários níveis, desde a dificuldade em fazer o pricing dos produtos NFT até à necessidade de criação de leis especificas em vários países.

Para esta investigação foi feita uma revisão de literatura de artigos associados ao metaverso e aos produtos NFT, com o objetivo de identificar os principais conceitos, problemas e potencialidades destes temas.

Downloads

Publicado

2022-07-16 — Atualizado em 2022-07-19

Como Citar

Queirós, H., & Reis, J. L. (2022). O metaverso e os produtos NFT. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 2(1). https://doi.org/10.56002/ceos.0059_cimne_1_2

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte