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Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares

Data de Início:
Sempre disponível
Data de Conclusão:
Not Specified
Referência:
PGGBE / 524d85bdd7606
Favoritos:
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Preço:
1500 EUR - Público Geral
22MilenaCarvalho.jpg Prof. Milena Carvalho
Doutorada desde 2014, em Ciências Documentais – Especialização da Gestão da Informação e Serviços de Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Mestre desde 2008, em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação, Universidade de Évora; Pós-Graduação em Ciências Documentais - Opção Arquivo. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003; Pós-Graduação em Recursos Humanos. Universidade de Moderna, 2002; Docente nas Licenciaturas: Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI); Contabilidade e Administração, nos Mestrados em Informação Empresarial e Direção Hoteleira. Membro do Conselho de Curso da LCTDI; É ainda docente certificada pelo CCPFC. Tem várias publicações na área de Ciência da Informação.

Descrição

Descontos aplicáveis:
-10% para alunos e ex-alunos do ISCAP e ex-alunos da ESEIG;-10% para pronto pagamento. Estes descontos não são acumuláveis. 

Possibilidade de efetuar o pagamento da propina em prestações. Os respetivos prazos de pagamento são os definidos no respetivo Edital de candidatura.

Início previsto do curso: outubro/2019.

 

  

O Curso de Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares é uma formação direcionada para a gestão de serviços de informação integrados num contexto educacional, exemplos desses serviços são aquilo que vulgarmente se designa por Centro de Recursos Educativos (CRC) ou Bibliotecas Escolares (BE). O curso engloba conhecimentos e competências de três áreas: a Ciência da Informação, as Ciências da Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Só assim é possível formar pessoas capazes de gerir a informação num contexto tão diversificado como é o escolar, onde as idades do público-alvo, bem como as suas necessidades e interesses são muito diferentes e onde cada disciplina escolar apresenta os seus próprios desafios.

 

Objetivos:

Em consonância com o definido no Despacho conjunto n.º 198/99, de 3 de março, onde são apontadas as competências dos titulares de formação especializada na área da Comunicação Educacional e da Gestão da Informação no âmbito dos Centros de Recursos Educativos, e da Portaria 756/2009, de 14 de julho, que estabelece o conteúdo funcional do Professor Bibliotecário, o Curso de Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares promove a aquisição das competências gerais e específicas a seguir elencadas.


Objetivos gerais:

  • Alinhar a estratégia da biblioteca escolar com o projeto educativo da escola, envolvendo todos os seus atores.
  • Dinamizar e colaborar em procedimentos de inovação educacional, ao nível da aprendizagem e da inclusão social.
  • Definir um plano de desenvolvimento de coleções, recursos e de serviços da biblioteca escolar, atendendo às necessidades de informação da comunidade escolar e às condições de aprendizagem.
  • Desenvolver projetos de trabalho colaborativo, cooperativo com outras bibliotecas, outras escolas ou outras entidades locais.
  • Promover o papel do professor-bibliotecário como agente de mudança e melhoria no contexto escolar.

 

Objetivos específicos:

  • Colaborar com os professores e os encarregados de educação no sentido de apoiar as necessidades informacionais dos alunos.
  • Gerir recursos informacionais, utilizando métodos e técnicas de seleção, avaliação e de tratamento da informação.
  • Promover a utilização dos recursos informacionais da biblioteca para fins curriculares e extracurriculares da escola ou do agrupamento de escolas.
  • Utilizar as aplicações Web 2.0 para tornar acessível e difundir informação e como ferramenta de comunicação organizacional da biblioteca escolar.
  • Elaborar e realizar um diagnóstico completo do sistema de informação, propor soluções originais e adaptadas ou um plano estratégico de reorganização.
  • Promover o estudo dos usos da informação na biblioteca escolar, de maneira a definir e implementar programas de formação de utilizadores orientados para as competências informacionais.
  • Aplicar técnicas de pesquisa e seleção da informação adequadas às necessidades dos atores educacionais.
  • Elaborar, desenvolver e avaliar a implementação de um projeto no âmbito da biblioteca, envolvendo a comunidade escolar.

 

Duração

1 ano letivo, com 284h que incluem as horas de contacto e de trabalho autónomo.

 

Regime/Horário

Regime pós-laboral.

As aulas decorrerão em blocos de 4 horas (sexta-feira 18h30-23h00 contemplando 30 min. para jantar; sábado 09h30-13h30) podendo haver necessidade de decorrerem aos sábados, durante o período da tarde.

 

Plano de Estudos

Unidades CurricularesCorpo DocenteTempo de ContactoCréditos

 Psicologia Educacional

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24h 2

 Gestão da Biblioteca Escolar

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32h 4

Organização da Informação na Biblioteca Escolar

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32h 4

 Tecnologias para a Gestão da Biblioteca Escolar

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28h 3

 Práticas Informacionais de Crianças e Jovens

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28h 3

 Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

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24h 2

 Recursos de informação para a Biblioteca Escolar

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28h 3

 Gestão de Projeto em Serviços de Informação

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40h 5

 Aplicações e Práticas Web 2.0 na Biblioteca Escolar

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24h 2

 Comunicação e Promoção da Biblioteca Escolar

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24h 2

 

Público-alvo

São destinatários do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares os Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Educadores de infância que desempenhem ou pretendam desempenhar funções no âmbito das bibliotecas escolares. Bacharéis ou licenciados em qualquer área que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos para o exercício de funções no âmbito das bibliotecas escolares.
O Curso de Pós-graduação em Bibliotecas Escolares destina-se preferencialmente a candidatos que estejam qualificados profissionalmente para a docência ou que tenham prática de ensino.

 

Organização e Funcionamento

O curso decorre nas instalações do ISCAP, em horário pós-laboral.
Os materiais de apoio e de consulta distribuídos nas aulas serão, sempre que possível, disponibilizados online, nas páginas Web das unidades curriculares do curso. 

 

Candidatura

A candidatura deverá ser realizada através do preenchimento do formulário disponibilizado. Por favor, clique no botão "Efetuar Candidatura" que se encontra abaixo.

Para concretizar a candidatura deverá enviar os seguintes documentos, para o e-mail: gpgrad@iscap.ipp.pt:

  • Curriculum profissional e académico do candidato, segundo o modelo europeu, disponível AQUI, acompanhado de documentos comprovativos das referências curriculares relativas às componentes académica, profissional, científica e de formação contínua;
  • Cópia do Cartão do Cidadão e do Cartão de Contribuinte (ou equivalentes legais);
  • Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 60 € (sessenta euros).*

    O pagamento desta taxa deverá ser efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50078101120000000101630; BIC: IGCPPTPL. Ao efetuar a transferência bancária, deverá identificar o nome do candidato e o curso a que se está a candidatar.


    * A taxa de candidatura é não reembolsável. Apenas será devolvida no caso de o curso não avançar, por não ter sido atingido o número mínimo de candidatos.

     

Direção de Curso

15Icon-user Professora Milena Carvalho

E-mail: milenacarvalho@iscap.ipp.pt 

 

Comissão Científica

Prof. Milena Carvalho

Prof. Susana Martins

 

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Área de Formação