Smaller Default Larger

Favoritos Imprimir

Pós-graduação em Tradução Especializada e Ferramentas de Tradução

Data de Início:
Sempre disponível
Data de Conclusão:
Not Specified
Referência:
PGTEFT / 524d85bdd7606
Favoritos:
0 Favorito
Preço:
1500 EUR - Público Geral
26SuzNorCunha.PNG Prof. Suzana Cunha
Mestre em Estudos de Tradução, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desempenha funções de docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. É Diretora do Curso de Pós-graduação em Tradução Especializada e Ferramentas de Tradução do ISCAP.

Descrição

Descontos aplicáveis:                                                                                                    
-10% para alunos e ex-alunos do ISCAP;                                                                                                                                                 -10% para pronto pagamento.                                                                                                                                                             Estes descontos não são acumuláveis. 

Possibilidade de efetuar o pagamento da propina em prestações. Os respetivos prazos de pagamento são os definidos no respetivo Edital de candidatura.

Início previsto do curso: outubro/2019.

 


Apresentação

A Pós-graduação em Tradução Especializada e Ferramentas de Tradução parte da experiência desenvolvida nas sucessivas edições da Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador e destina-se a tradutores e alunos de tradução e/ou a profissionais de outras áreas que pretendam adquirir ou atualizar competências em ferramentas de tradução e em alguns domínios da tradução especializada. A formação agora oferecida procura ir ao encontro das necessidades atuais de profissionais e estudantes que, ao longo dos anos, vinham solicitando a inclusão de conteúdos de tradução especializada na formação em ferramentas eletrónicas.

O curso tem a duração de 2 semestres num total de 260 horas de formação presencial, complementadas com trabalho autónomo com apoio tutorial e funciona em horário pós-laboral. O curso mantem parcerias com as principais fornecedoras de software de tradução assistida, nomeadamente SDL TRADOS/Passolo, memoQ (Kilgray) e Transit NXT e tem agora parceria com a Associação Portuguesa de Tradutores e Intérpretes (APTRAD).

 

Descrição

É um curso eminentemente prático em que os formandos têm contacto com diversas ferramentas de tradução assistida por computador (TAC), tradução automática (TA), localização, legendagem e gestão de terminologia e de projetos de tradução utilizadas nesta indústria. À formação em tecnologias para a tradução seguem-se os módulos de tradução especializada, nos domínios médico e jurídico, e o desenvolvimento de competências em redação técnica, edição e revisão de texto. O curso é complementado com módulos em ética profissional e direito para tradutores. Integralmente realizada em laboratório, conta com um corpo docente experiente e reforça a sua vertente profissionalizante com a colaboração de convidados especialistas nos diversos conteúdos abordados.

No final do curso os formandos terão obtido uma Pós-graduação em Tradução Especializada e Ferramentas de Tradução com 60 ECTS. O desenho do curso permite ao formando adaptar a sua formação às necessidades e ao tempo de que dispõe, de tal forma que a frequência dos módulos do 1º semestre habilita-o com um Curso de Especialização em Ferramentas de Tradução com 30 ECTS e a frequência dos módulos do 2º semestre com um Curso de Especialização em Tradução Especializada com 30 ECTS.

Ciente da importância da adequação de uma formação profissionalizante às reais necessidades de cada um, o ISCAP - P PORTO alargou significativamente as possibilidades de escolha dos candidatos às formações pós-graduadas, facultando-lhes a frequência de unidades curriculares isoladas. A Pós-graduação em Tradução Especializada e Ferramentas de Tradução é lecionada em articulação com 2 novas pós-graduações em Práticas de Interpretação e em Comunicação Técnica, com as quais partilha alguns dos módulos oferecidos, reforçando o contacto entre áreas e promovendo a interdisciplinaridade.

 

Regime

Regime pós-laboral (sextas feiras: 18.30h-22.30h, sábados: 9.00h-13.00h).

Parcerias

SDL University Partner (SDL TRADOS e PASSOLO)

Star Lusitana (Transit NXT)

KilgrayTranslation Technologies (memoQ)

Associação Portuguesa de Tradutores e Intérpretes (APTRAD).

 

Plano de Curso

Unidades CurricularesCorpo docenteTipoECTS
Legendagem de Textos Audiovisuais 15Icon-user Graça Chorão S1 5
Tradução Assistida de Textos Técnicos 15Icon-user Suzana Cunha S1 6
Localização de Software e Páginas de Internet 15Icon-user Alexandra Albuquerque S1 5
Tradução Automática e Pós-Edição 15Icon-user Alexandra Albuquerque S1 5
Gestão Integrada de Projetos de Tradução 15Icon-user Alexandra Albuquerque S1 5
Redação Técnica 15Icon-user João Ribeiro S1 6
Recursos Terminológicos 15Icon-user Manuel Moreira da Silva S2 6
Revisão e Edição de Texto 15Icon-user Joana Fernandes S2 5
Ética e Deontologia para Tradutores 15Icon-user Graça Chorão S2 4
Tradução em Contexto Médico 15Icon-user Laura Tallone S2 7
Tradução em Contexto Jurídico 15Icon-user Suzana Cunha S2 7
Direito para Tradutores e Intérpretes 15Icon-user Helena Salazar S2 4

 

Saídas Profissionais

Os formandos poderão desempenhar atividades profissionais nos seguintes domínios:

  • Tradução assistida;
  • Localização de Software e Páginas Web;
  • Legendagem;
  • Gestão de Terminologia;
  • Gestão de Projetos;
  • Revisão e Edição;
  • Redação Técnica;
  • Tradução Especializada.

 

Público-alvo/Requisitos de Acesso

O curso de pós-graduação em Tradução Especializada e Ferramentas de Tradução destina-se a todos quantos necessitem de competências nas áreas da tradução especializada, da localização e das ferramentas eletrónicas aplicadas à tradução no seu âmbito profissional.

Dirige-se, assim, a licenciados e/ou profissionais de todas as áreas em que são exigidas competências de tradução e de redação em língua estrangeira, com recurso a ferramentas eletrónicas, em empresas, profissões liberais ou docência.

Conhecimentos de ferramentas informáticas comuns, como as aplicações do Microsoft Office, na ótica do utilizador são requisito de acesso. Habilitações e/ou experiência em tradução são requisito preferencial.

 

Candidatura

A candidatura deverá ser realizada através do preenchimento do formulário disponibilizado. Por favor, clique no botão "Efetuar Candidatura" que se encontra abaixo.

Para concretizar a candidatura deverá enviar os seguintes documentos, para o e-mail: gpgrad@iscap.ipp.pt

  • Curriculum profissional e académico do candidato (sugere-se o modelo europeu, disponível AQUI), o qual deverá discriminar separadamente, pela ordem apresentada: Habilitações académicas - graus académicos, classificações, data e instituição em que foram emitidos; Experiência profissional - descrição das atividades relevantes assim como outras que o candidato considere importante avaliar no contexto da admissão à Especialização com indicação das instituições onde foram exercidas;
  • Curriculum deve ser acompanhado de documentos comprovativos das referências curriculares relativas às componentes académica, profissional, científica e de formação contínua;
  • Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura (ex: carta de recomendação);
  • Cartão de Cidadão digitalizado. No caso de não possuir Cartão de Cidadão, este deverá ser substituído por outro documento de identificação/equivalente legal; deve igualmente ser remetido o Cartão de Contribuinte (ou equivalente legal);
  • Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 60 € (sessenta euros).* O pagamento desta taxa deverá ser efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50078101120000000101630; BIC: IGCPPTPL. Ao efetuar a transferência bancária, deverá identificar o nome do candidato e o curso a que se está a candidatar.

* A taxa de candidatura é não reembolsável. Apenas será devolvida no caso de o curso não avançar, por não ter sido atingido o número mínimo de candidatos.

 

Estas informações não dispensam a consulta do Edital relativo ao concurso de acesso aos cursos de Pós-graduação.

 

Direção de Curso

15Icon-user Professora Suzana Cunha
E-mail: scunha@iscap.ipp.pt 

 

Efetuar Candidatura


Área de Formação