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Pós-graduação em Comunicação Técnica

Data de Início:
Sempre disponível
Data de Conclusão:
Not Specified
Referência:
PGCT / 524d85bdd7606
Favoritos:
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Preço:
1500 EUR - Público Geral
40alexalb.png Prof. Alexandra Albuquerque
Professora do ensino superior desde 1995 e doutora em Linguística -Terminologia - pela Universidade Nova de Lisboa. Ao longo da carreira docente lecionou várias áreas curriculares (inglês e alemão para fins específicos, ferramentas eletrónicas para tradução, comunicação intercultural, comunicação multimodal, entre outras) e, nos últimos anos, tem centrado a sua atividade docente na Tradução Assistida por Computador e na Localização. Membro de várias comissões organizadoras de encontros nacionais e internacionais. Membro da Comissão Editorial da revista "Current Trends in Translation Teaching and Learning", editada por Mike Garant e Larry Walker e publicada pelo Departamento de Tradução da Universidade de Helsínquia. Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP-IPP desde 2004. Investigadora integrada do CEOS.PP – Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto e associada no CLUNL – Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Presidente da APCOMTEC – Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica e da TCeurope – Associação Europeia de Comunicação Técnica.

Descrição

Descontos aplicáveis:
-10% para alunos e ex-alunos do ISCAP;-10% para pronto pagamento. Estes descontos não são acumuláveis. 

Possibilidade de efetuar o pagamento da propina em prestações. Os respetivos prazos de pagamento são os definidos no respetivo Edital de candidatura.

Início previsto do curso: outubro/2019.

 

 

Apresentação

A imagem, a qualidade e, acima de tudo, a boa utilização de produtos e/ou serviços estão intimamente relacionadas com a documentação técnica de que estes dispõem. Serão poucos – ou mesmo inexistentes – os produtos e/ou serviços que não necessitem de manuais de utilização, onde incluímos, naturalmente, a resolução de problemas e a ajuda online.
Por outro lado, a eficiente exploração das funcionalidades do produto ou rápida resolução de problemas, com base na documentação de suporte, tem como consequência uma redução do tempo normalmente utilizado na comunicação empresa/cliente, reduzindo custos e contribuindo para a satisfação do cliente, e, em muitos casos, para a sua segurança.
Consequentemente, é atualmente visível uma procura de comunicadores capazes de estruturar ou classificar informação proveniente de especialistas, no âmbito do desenvolvimento de novos produtos; desenhar informação; comunicar eficazmente com clientes, utilizadores finais e outras audiências.
A formação desenvolve-se em 2 semestres (7/8 meses), em ambiente laboratorial, regime pós-laboral, 2 vezes por semana. O corpo docente é constituído por docentes do ISCAP e comunicadores técnicos convidados.

 

Objetivos

  • Estruturar ou classificar informação proveniente de especialistas, no âmbito do desenvolvimento de novos produtos, e pesquisar informação noutras fontes;
  • Desenvolver estratégias e estruturas de informação que permitam resolver problemas de desenho de informação e de comunicação;
  • Identificar formatos e ferramentas adequados para a produção de conteúdos para umd eterminado modo ou meio de comunicação de um produto/serviço;
  • Comunicar eficazmente com clientes, utilizadores finais e outras audiências.

 

Público-alvo

O curso de pós-graduação em Comunicação Técnica destina-se a todos quantos necessitem de competências em comunicação técnica em português e inglês, utilização de ferramentas de comunicação técnica, de tradução e de gestão de terminologia, para desenvolvimento de textos técnicos.
Dirige-se, assim, a licenciados/mestres e/ou profissionais de reconhecida experiência de todas as áreas em que são exigidas competências de redação e de elaboração de conteúdos técnicos.

Requisitos: Conhecimentos de ferramentas informáticas comuns, como as aplicações do Microsoft Office, na ótica do utilizador, são requisito de acesso, tal como proficiência em inglês de nível mínimo B2.

 

Saídas profissionais

Os formandos poderão desempenhar actividades profissionais nos seguintes domínios:

  • Redação e Edição Técnica;
  • Localização;
  • Gestão de Projetos;
  • Design de informação e de documentos;
  • Design de websites.

 

Duração

O curso terá a duração de 2 semestres, 557 horas de contacto, num total de 60 ECTS.

 

Regime

Regime pós-laboral (sexta feira: 18h00 - 22h00 e sábado: 9h00 - 13h00).

 

Plano de Curso

Unidades CurricularesCorpo docenteHoras de contactoTipoECTS
Fundamentos Teóricos de Comunicação 15Icon-userLuísa Álvares 8 S1 2
Comunicação Interpessoal e Intercultural 15Icon-usera designar 8 S1 2
Redação Técnica I * 15Icon-userJoão Ribeiro 24 S1 6
Redação Técnica II (Pt) 15Icon-userJoaquim Batista 24 S1 6
Redação Técnica em Inglês 15Icon-userJoão Ribeiro 24 S1 6
Tradução Automática e Pós-Edição * 15Icon-userAlexandra Albuquerque 20 S2 5
Terminologia e Base de Dados ** 15Icon-userManuel Moreira da Silva
24 S1 6
Técnicas de Recolha de Informação 15Icon-usera designar 12 S1 3
Introdução a Ferramentas de Comunicação Técnica 15Icon-userBruno Maurício Santos 12 S1 3
Revisão e Edição de Texto * 15Icon-userJoana Fernandes / Paula Moutinho 20 S2 5
Introdução à Gestão de Projetos de CT 15Icon-userAna Barata 16 S2 4
Estágio/ Projeto 15Icon-usera definir 365 S2 12

* UCs comuns à Pós-graduação em Tradução Especializada e Ferramentas de Tradução;

** UC comum à Pós-graduação em Práticas de Interpretação.

 

Oferta na modalidade Pós-Graduação ou Curso de Formação Contínua
A frequência da totalidade de UCs, num total de 60 ECTS, confere aos participantes um certificado de curso de pós-graduação. No entanto, é possível a frequência de UCs isoladas, que será certificada como curso de formação contínua, de acordo com o Despacho n.º 9939/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, nº 149, de 4 de agosto de 2016.

 

 

Parcerias

Estão a ser formalizadas parcerias com empresas para desenvolvimento de estágios e projetos, em ambiente real de trabalho.

 

Candidatura

A candidatura deverá ser realizada através do preenchimento do formulário disponibilizado. Por favor, clique no botão "Efetuar Candidatura" que se encontra abaixo.

Para concretizar a candidatura deverá enviar os seguintes documentos, para o e-mail:gpgrad@iscap.ipp.pt

  • Curriculum profissional e académico do candidato (sugere-se o modelo europeu, disponível AQUI), o qual deverá discriminar separadamente, pela ordem apresentada: Habilitações académicas - graus académicos, classificações, data e instituição em que foram emitidos; Experiência profissional - descrição das atividades relevantes assim como outras que o candidato considere importante avaliar no contexto da admissão à Especialização com indicação das instituições onde foram exercidas;
  • O Curriculum deve ser acompanhado de documentos comprovativos das referências curriculares relativas às componentes académica, profissional, científica e de formação contínua;
  • Outros documentos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura (ex: carta de recomendação);
  • Cartão de Cidadão digitalizado. No caso de não possuir Cartão de Cidadão, este deverá ser substituído por outro documento de identificação/equivalente legal; deve igualmente ser remetido o Cartão de Contribuinte (ou equivalente legal);
  • Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 60 € (sessenta euros).* O pagamento desta taxa deverá ser efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50078101120000000101630; BIC: IGCPPTPL. Ao efetuar a transferência bancária, deverá identificar o nome do candidato e o curso a que se está a candidatar.

* A taxa de candidatura é não reembolsável. Apenas será devolvida no caso de o curso não avançar, por não ter sido atingido o número mínimo de candidatos.

Estas informações não dispensam a consulta do Edital relativo ao concurso de acesso aos cursos de Pós-graduação.

 

Direção de Curso

15Icon-userProfessora Alexandra Albuquerque

Email: alexalb@iscap.ipp.pt

 

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Área de Formação