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OS LUSÍADAS - exercício de revisão PARTE 1 (professora Arminda Gonçalves)
Exercício de correspondência nº1
Ligue os elementos da direita aos que lhes correspondem à esquerda.
Verificar
1.A epopeia
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
2.A palavra "Lusíadas"
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
3.Para contar a História de Portugal
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
4.Para contar a viagem do Gama e os naufrágios
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
5.Do ponto de vista formal e estético
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
6.A Proposição
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
7.A 1ª Invocação
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
8.A 2ª e 4ª Invocações
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
9.A 3ª Invocação
?
foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
10.A Dedicatória
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foi adaptada por Camões com o significado de "Portugueses".
"Os Lusíadas" sofreram a a influência da "Eneida" de Vergílio, da "Ilíada" e "Odisseia" de Homero e das "Metamorfoses" de Ovídeo.
é a parte do poema em que o poeta dedica a obra ao rei D.Sebastião.
Camões consultou, entre outras,as crónicas de Fernão Lopes, Zurara e Damião de Góis.
é a parte do poema em que o poeta roga às Tágides inspiração.
é um poema em que se faz a narração de um feito heróico, grandioso, de interesse nacional e universal em estilo grandiloquente.
é a parte em que o poema apresenta, de forma sumária, aquilo que vai cantar.
é dirigida às ninfas do Tejo e do Mondego.
são dirigidas a Calíope, a musa da poesia épica,nos cantos III e X.
o autor consultou o "Roteiro de Viagem" de Vasco da Gama e a "História Trágico-Marítima".
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