A Transformação Digital – paradigma e desafios no seio das organizações
Palavras-chave:
Transformação digital, Transição digital, Digitalização, Internet das coisas, Instituições de Ensino SuperiorResumo
A transformação digital e a procura por novas tecnologias e métodos que otimizem processos e contribuam para uma melhor gestão das empresas/organizações está a impulsionar a inovação e a criar novos modelos de negócio. As ferramentas e tecnologias de informação são cada vez mais o foco e as mesmas assumem um papel crucial na visão estratégica que a gestão tem para fazer face aos novos desafios e demandas de um mundo cada vez mais competitivo e interligado. A digitalização dos diversos processos é hoje uma “trend” imprescindível nas mais diversas organizações.
É abordado também o papel que a pandemia da COVID-19 teve na aceleração da transformação e transição digital e nas novas oportunidades de negócios que foram também criados.
Verifica-se que na última década a transformação digital teve um aumento exponencial, impulsionada também pelas redes sociais. O Marketing Digital assume ainda um papel crucial na forma como as empresas/organizações divulgam os seus produtos/serviços.
É referido um caso de transformação digital, numa instituição de ensino superior, referindo a importância que este processo também tem neste tipo de organizações e como o mesmo está a mudar o paradigma e metodologias no ensino
Neste artigo é ainda abordado o tópico inerente à preparação, à estratégia e à gestão do processo de transformação digital numa instituição, onde a coordenação da implementação do mesmo deve partir da liderança, cabendo a esta garantir que este processo garante uma melhor eficiência e eficácia no futuro da organização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Por favor, ver termos de licença aqui.

