Implicações logísticas para disponibilizar um serviço de Q-Commerce aos consumidores
Desafios e Oportunidades para a logística no Q-Commerce
Palavras-chave:
Q-Commerce, E-Commerce, E-Business, Logística, Entrega rápida, Decisão do consumidor, Preços, Conveniência, Segurança, Análise de sentimentos, Satisfação do cliente, Avaliação do cliente, Transformação digital, Sobrevivência, Digitalização, Inovação, Investimento em TIResumo
O comércio eletrónico (e-commerce) tem crescido a ritmo acelerado nos últimos anos, mas existe uma nova tendência que tem ganho espaço no mercado: o quick-commerce (Q-commerce). O termo traduz-se em “comércio rápido” e refere-se a compras que são realizadas numa questão de segundos.
Neste estudo pretende-se perceber quais as implicações ao nível da logística para que um comerciante ou empresa, consigam oferecer um serviço de Q-Commerce aos seus consumidores.
Sabe-se que as empresas que têm a valência do Q-commerce para permitir que os seus clientes realizem compras, deparam-se com uma série de desafios e oportunidades que toda esta temática levanta, o que se pretende perceber, será como é que isso afeta a logística de cada empresa. É também muito comum e uma tendência em crescimento, a compra para levantamento em pouco minutos, instantaneamente na superfície comercial, ou até, receber a encomenda em poucas horas após a sua compra no local indicado pelo comprador.
De acordo com um estudo realizado por Lohariwala, P. (2021), o Q-commerce está a ter um pico de popularidade entre os consumidores, no entanto, o autor destaca que essa tendência está a mudar a forma como as empresas pensam e implementam suas estratégias de vendas e logística.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Por favor, ver termos de licença aqui.

