O impacto da robótica na logística

Autores

  • Maria Silva ISCAP

Palavras-chave:

Indústria 4.0, Indústria 5.0, Robotics, Automated Guided Vehicles (AGV), Autonomous Mobile Robots (AMR), Optimus Robot, Humanoids

Resumo

A robótica carece de compreensão e investimento nos dias que correm, considerando que a margem de crescimento na implementação de robôs nos processos da Logística 4.0 é ínfima. Consequentemente, dada a introdução da digitalização, rede, automação e inteligência artificial nos diferentes processos, estimula de forma significante a Indústria 4.0 e vários setores.

O objetivo deste artigo passa por perceber como as organizações podem beneficiar ao utilizar os robôs para otimizar os seus processos logísticos, reduzindo tempos, recursos humanos e custos financeiros e definir modelos para aplicação da robótica na logística.

Através de uma revisão sistemática da literatura, percebe-se quais os tipos de robôs que existem, as vantagens e desvantagens da aplicação da robótica, e quais os fatores críticos de sucesso inerentes à sua aplicabilidade e quais os modelos de aplicação da logística.

O investimento da logística na robótica facilita processos de tomada de decisão por parte dos gestores, aumenta a satisfação dos clientes e a competitividade das organizações, e cria novos modelos de negócio.

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

Silva, M. (2025). O impacto da robótica na logística. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 3. Obtido de https://www.iscap.pt/edicoesceos/index.php/mne-rj/article/view/322

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte