POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE IA, ACI E ROBÓTICA NO DESENVOLVIMENTO DE GRAFFITI, ARTE DE RUA E ARTE PÚBLICA

Autores

  • Laura Prikule LU

Palavras-chave:

AI, Arte de rua, Resistência social, Arte participativa, ChatGPT

Resumo

O objetivo do artigo era descobrir se a Street Art e o Graffiti poderiam beneficiar visual e concetualmente, se os artistas e escritores utilizassem o ChatGPT e outros tipos de IA em todas as fases da criação de conteúdos no espaço urbano ou, pelo contrário, se fazê-lo colocaria em risco a natureza de resistência inerente a estas formas de arte e diminuiria o nível geral de criatividade no espaço urbano no futuro. Para atingir este objetivo, apliquei o método de investigação qualitativa, utilizando a abordagem etnográfica e fenomenológica, implementei uma série de estudos de campo empíricos de aplicação de IA, recolhi amostras visuais e textuais de Graffiti e Arte de Rua e realizei uma entrevista com um artista digital de vanguarda que trabalha com o conceito de Inteligência Criativa Artificial (ICA), Mark Amerika.

A entrevista revelou que uma das questões fundamentais a colocar é: "De onde vem a criatividade?". A entrevista também ajudou a ver outras direcções para o processo de investigação: testes práticos de diferentes IAs e aplicação dos resultados a experiências de campo em ambientes urbanos.

A conclusão é que, se conseguirmos compreender melhor o conceito de criatividade, poderemos evitar os riscos e aproveitar os benefícios de envolver a IA no processo.

Palavras-chave: IA, arte de rua, resistência social, arte participativa, ChatGPT

Downloads

Publicado

2025-05-11

Como Citar

Prikule, L. (2025). POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE IA, ACI E ROBÓTICA NO DESENVOLVIMENTO DE GRAFFITI, ARTE DE RUA E ARTE PÚBLICA. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 3. Obtido de https://www.iscap.pt/edicoesceos/index.php/mne-rj/article/view/346