POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE IA, ACI E ROBÓTICA NO DESENVOLVIMENTO DE GRAFFITI, ARTE DE RUA E ARTE PÚBLICA
Palavras-chave:
AI, Arte de rua, Resistência social, Arte participativa, ChatGPTResumo
O objetivo do artigo era descobrir se a Street Art e o Graffiti poderiam beneficiar visual e concetualmente, se os artistas e escritores utilizassem o ChatGPT e outros tipos de IA em todas as fases da criação de conteúdos no espaço urbano ou, pelo contrário, se fazê-lo colocaria em risco a natureza de resistência inerente a estas formas de arte e diminuiria o nível geral de criatividade no espaço urbano no futuro. Para atingir este objetivo, apliquei o método de investigação qualitativa, utilizando a abordagem etnográfica e fenomenológica, implementei uma série de estudos de campo empíricos de aplicação de IA, recolhi amostras visuais e textuais de Graffiti e Arte de Rua e realizei uma entrevista com um artista digital de vanguarda que trabalha com o conceito de Inteligência Criativa Artificial (ICA), Mark Amerika.
A entrevista revelou que uma das questões fundamentais a colocar é: "De onde vem a criatividade?". A entrevista também ajudou a ver outras direcções para o processo de investigação: testes práticos de diferentes IAs e aplicação dos resultados a experiências de campo em ambientes urbanos.
A conclusão é que, se conseguirmos compreender melhor o conceito de criatividade, poderemos evitar os riscos e aproveitar os benefícios de envolver a IA no processo.
Palavras-chave: IA, arte de rua, resistência social, arte participativa, ChatGPT
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Por favor, ver termos de licença aqui.

