Can the implementation of AI technologies affect Luxury Brands' Associations?

Literature Review

Autores

  • Nuno Miguel Magro dos Santos Estudante

Palavras-chave:

Marcas de luxo, Imagem de marca, inteligência artificial, associações de marca

Resumo

Esta investigação tem como objectivo explorar a situação actual no que diz respeito à relação entre a implementação de tecnologias de Inteligência Artificial e a imagem das Marcas de Luxo, de modo a perceber se estas tecnologias devem ser geridas também do ponto de vista do branding. São recolhidas as principais definições de Branding, Marcas de Luxo, Brand Equity e Imagem de Marca. O impacto da Inteligência Artificial nos Produtos de Luxo é apresentado e discutido. Este estudo é efectuado através de uma revisão literária. Como resultado deste estudo, foi encontrada uma falta de compreensão mais profunda relativamente à relação entre as Associações de Marcas de Luxo e as tecnologias de Inteligência Artificial. Para além dos aspectos funcionais (fabrico do produto, comércio electrónico, etc.), que são melhorados pela Inteligência Artificial, em termos de branding, sente-se uma falta de especificidade em relação às Associações de Marca, incapacitando o conhecimento completo da gestão do Brand Equity neste novo paradigma tecnológico.

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Publicado

2025-05-11

Como Citar

Santos, N. (2025). Can the implementation of AI technologies affect Luxury Brands’ Associations? Literature Review. Cadernos De Investigação Do Mestrado Em Negócio Eletrónico, 3. Obtido de https://www.iscap.pt/edicoesceos/index.php/mne-rj/article/view/286

Edição

Secção

Artigos de Revisão de Literatura/Estado da Arte