O efeito da pandemia na comunicação em linha nas empresas
Palavras-chave:
Negociação, Sucesso, Comunicação de marketing, E-business, Covid-19, PandemiaResumo
Em 2020, registou-se um aumento acentuado da utilização de ferramentas de comunicação em linha. A comunicação em linha criou uma nova realidade em que todas as formas de contacto pessoal são digitalizadas. Esta realidade elimina muitas das características típicas de uma verdadeira comunicação cara a cara. A comunicação pessoal é tradicionalmente um dos pilares da comunicação comercial. As oportunidades de comunicação face a face durante a pandemia foram praticamente eliminadas durante o confinamento. Consequentemente, as empresas estão impedidas da maioria das formas de comunicar cara a cara com os seus clientes. O principal objetivo deste artigo é apresentar as mudanças e os desafios causados pela pandemia, bem como identificar e explicar os principais impactos desta situação na comunicação de marketing. Outro objetivo foi analisar o impacto da pandemia no local de trabalho e nas características da comunicação. Foi realizado um inquérito em linha para sabermos o que as outras pessoas pensam sobre o assunto e se se apercebem das mudanças. O grupo-alvo foi constituído por funcionários e proprietários de empresas, tendo sido incluídos nos resultados 33 participantes. A maioria dos inquiridos (60,6%) concorda que as empresas de hoje exigem tanta comunicação presencial como online. Infelizmente, os resultados do inquérito mostram que a pandemia teve um impacto negativo no funcionamento das empresas, com a maioria dos inquiridos a concordar (66,7%). Palavras-chave: Negociação, Sucesso, Comunicação de marketing, Negócio eletrónico, Covid-19, Pandemia
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