MasterClass | The Double-Edged Sword of Generative AI in Higher Education

No próximo dia 18 de junho realiza-se a MasterClass “The Double-Edged Sword of Generative AI in Higher Education: Opportunities, Challenges, and the Future of Assessment and Administration”. A formação, em formato online, destina-se aos funcionários docentes e não docentes do ISCAP e tem como objetivos discutir os benefícios, os riscos e os desafios gerados pela adoção da IA Generativa no Ensino Superior.

Conteúdos

  • Compreender os benefícios da IA Generativa (GenAI) no Ensino Superior: Obter insights sobre como a GenAI pode melhorar a criatividade individual, permitir a aprendizagem personalizada e fornecer feedback instantâneo aos estudantes.
  • Reconhecer os desafios e riscos da adoção da GenAI: Desenvolver uma consciência sobre questões críticas como a integridade académica, dependência excessiva da tecnologia e a potencial erosão das habilidades de pensamento crítico.
  • Explorar a evolução da avaliação na era da GenAI: Perspetivar a mudança das avaliações tradicionais para abordagens mais autênticas, baseadas em projetos e colaboração que enfatizam o processo de aprendizagem.
  • Descobrir como a GenAI pode simplificar tarefas administrativas: Compreender como a GenAI pode automatizar tarefas repetitivas como classificação, agendamento e análise de dados para melhorar a eficiência.
  • Obter insights práticos para navegar na GenAI no Ensino Superior: Gerir ideias para implementar a GenAI de forma responsável e eficaz na própria instituição.

Data: 18-06-2025 (quarta-feira) 

Local: Online/Zoom

Horário: 14h30 às 16h00 (1,5 horas) 

Formador: Pedro Machado (Nottingham Trent University/Reino Unido)

Idioma: Português

Nota biográfica

Pedro Machado (PhD) é Professor em Ciência da Computação e diretor do Curso de Mestrado em Inteligência Artificial da Nottingham Trent University. Possui um Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores pela Universidade de Coimbra e um Doutoramento em Ciência da Computação pela Nottingham Trent University. É Avaliador Certificado da IEEE e primeiro secretário do Grupo de Interesse Especial em Inovação Sistémica (SISIG) da IEEE, promovendo práticas éticas de utilização da IA e aplicações inovadoras de IA. A sua investigação explora o potencial transformador da IA Generativa (GenAI) no ensino superior, focando-se na inovação da avaliação, integridade académica e automatização de tarefas administrativas.