A formação pedagógica dos docentes do ensino superior: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”


A formação pedagógica dos professores, nomeadamente os do ensino superior, é hoje considerada um dos pilares do desenvolvimento profissional destes docentes. Com efeito, a capacidade de ensinar e o impacto que um ensino eficaz tem nas aprendizagens e na vivência dos estudantes, está amplamente comprovado, embora o seu reconhecimento efetivo ainda seja assunto de discussão, em muitas das nossas instituições do ensino superior. Fiel ao espírito do CNAPPES, pretende-se enquadrar e partilhar a experiência intensamente vivida, ao longo dos anos, no domínio da pedagogia e da formação pedagógica dos docentes do ensino superior, em diferentes instituições, com funções distintas e em formatos diversos.

Patrícia Rosado Pinto foi Pró-Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da “NOVA Forma”, plataforma estratégica que agrega a NOVA Escola Doutoral e os gabinetes NOVA Inovação Pedagógica e NOVA Edu_ Digital. É doutorada em Ciências da Educação e, antes de exercer funções na Reitoria da NOVA, foi Diretora do Gabinete de Educação Médica, na NOVA Medical School, sendo responsável pelo apoio pedagógico aos docentes desta escola. Tem estado envolvida em diversos programas, nacionais e internacionais, de formação pedagógica de docentes e de consultoria educativa. As suas áreas de interesse e de publicação são a Educação Médica e o Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior, nomeadamente no que diz respeito à formação de docentes. Está, presentemente, aposentada.