Conference “A cidade em Nome de Guerra, de Almada Negreiros”, Rosa Mesquita (CEI-ISCAP e Ministério da Educação) | 12 January 2018

12 January 2018 | 14.30 | ISCAP

ABSTRACT

Podendo Nome de Guerra, de Almada Negreiros, ser considerado um romance iniciático-citadino, escrito em 1925 e publicado em 1938, a acção, ou pseudo-acção, não poderia nunca ter acontecido noutro espaço que não a cidade, espaço de eleição para os modernistas. Comecemos pelo fim, pois estava escrito nas estrelas que Antunes viria a Lisboa, conheceria Judite, lembrar-se-ia de Maria e descobrir-se-ia a si próprio. Dir-se-ia que a cidade se tornou na possibilidade de concreção dos anseios mais profundos do protagonista. A Lisboa modernista articular-se-ia geo-narrativamente com o percurso de conhecimento interior da personagem que, vagueando, inicialmente, por lugares de tentação cosmopolita, acabará por encontrar a harmonia geométrica e ascética dos espaços citadinos.

Bionote

Rosa Maria Barbosa da Cunha Leite de Mesquita Doutorada em Literaturas e Culturas Românicas – especialidade de Literatura Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresentou a tese intitulada: Luís Miguel Nava, Leitor de Eugénio de Andrade: Duas Poéticas em Diálogo, mostrando as vozes surdas que ecoam entre distintas formas de escrita/leitura. É docente do Ensino Secundário, onde leciona as disciplinas de Português e de Francês. No Instituto de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), lecionou as disciplinas de Teoria da Comunicação e Práticas Textuais I e II e Teoria da Argumentação e Técnicas de Expressão I e II. Participa ainda, como colaboradora externa, na equipa de investigação “Intermedialidades”, no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Com interesse especial pela poesia portuguesa dos séculos XX e XXI e pelas suas relações com outras artes, nomeadamente com o cinema e com a pintura, trabalhou a obra Migrações do Fogo, de Manuel Gusmão, articulando a palavra poética com toda uma vertente ecfrástica implícita/explícita. Tem vindo a desenvolver um trabalho de pesquisa nas áreas da escrita criativa e das culturas digitais.


Gallery