Masterclasses MA Intercultural Studies for Business by Goreti Araújo and Luísa Silva | 21 March 2019

21 March 2019 | 18.30 | Class of “Entrepreneurship in Culture”, Room 216, ISCAP

“Start Trek Voyager: a case for agility in work environments driven by interculturally effective people” 
Goreti Araújo (Master in Intercultural Studies for Business)

The class aims at giving a look into what constitutes an Interculturally Effective Person and why there is a growing need for people to be aware of intercultural effectiveness, a few ideas about some agility related frameworks and values (Agile, Sociocracy, Beyond Budgeting and Open Space, as well as a syncretic theory – BOSSA) and Science Fiction as possible testing ground for the effectiveness of agility in potentiating interculturality in business. Star Trek Voyager will be presented as a possible agility driven environment.

Bionote

Goreti Araújo was born and raised in Portugal, but sees no real point to frontiers, except as something to be crossed. She was co-author of the Matilde Rosa Araújo National Prize in 2008 for one of her two published books, A Ilha dos Guardadores de Aranhas, so she believes in group efforts and knows recognition for your work is a prize in itself. She studied languages, literature and culture, so evidently she works in neither of these areas, but in fact works with them all, as they are a part of her. With over ten years of training and work in international relations connected with higher education and mobility, she decided to write a thesis related to Star Trek Voyager. Just because she could.


“GraffitiAroundPorto to filling the gap!” 
Luísa Silva (Master in Intercultural Studies for Business)

A dinamização e promoção cultural das localidades é um fator primordial na criação de riqueza e de desenvolvimento socioeconómico das comunidades. As intervenções emergentes de graffiti e de street art, quer sejam reivindicadas ou comissionadas, estão sempre ligadas de alguma forma às comunidades. São acessíveis e gratuitas, fazem parte do nosso dia-a-dia, mas são ainda incompreendidas. Baseada na dupla abordagem, de dinamização e promoção cultural, procedeu-se à criação de um projeto de empreendedorismo social, utilizando a cultura do graffiti e da street art como recurso agregador para a inclusão social, identidade local e empoderamento das comunidades. Foram estabelecidos igualmente dois objetivos principais no projeto. Por um lado, a ação pedagógica e simultaneamente lúdica para a familiarização do graffiti e da street art junto da população. Por outro lado, a elaboração de rotas descentralizadas dos centros turistificados, como recurso para o incremento do turismo cultural e desenvolvimento económico local. A delimitação territorial da Área Metropolitana do Porto, e correspondentes análises macro e micro ambientais, estabelecem as orientações para a implementação de um projeto empreendedor nas atividades culturais e criativas a que foi dado o nome de GraffitiAroundPorto – GAP..

Bionote

Luísa Fonseca Silva é Mestre em Intercultural Studies for Business e Licenciatura em Comunicação Empresarial do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Como bolseira de Investigação no Centro de Estudos Interculturais, e colaboradora nos projetos TheRoute – Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitants’ Profile Adaptation and Context Awareness”, do Politécnico do Porto, e no projeto “StreetArtCEI”, do Centro de Estudos Interculturais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, tem participado em diversas comunicações e congressos nacionais, nomeadamente: “O Projecto StreetArtCEI: A (Inter)Cultura como Inovação Turística e Social”, Congresso Arte Pública Leiria – DO SUJEITO AO PREDICADO “Arte Urbana no plural”, Instituto Politécnico de Leiria, 2 a 4 de outubro de 2018; “Smart Tech para o Desenvolvimento do Turismo Literário: O projeto THEROUTE”, II International Forum on Global Management: From Theory to Practice, Universidade do Algarve, Faro, 16 e 17 de Fevereiro de 2018; Comunicação “Rotas Literárias e Inovação Turística: Um modelo conceptual de comunicação multimodal”, 10º Congresso da SOPCOM – Ciências da Comunicação, Escola Superior de Educação do Politécnico de Viseu, 27 a 29 de Novembro de 2017. Tem interesse em temas que abordam a diversidade cultural, as atividades culturais e as suas interações socioeconómicas, em especial as estratégias participativas e de consciencialização da cultura urbana.



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