Esta é a página da E-REI – E-Revista de Estudos Interculturais, uma revista científica de âmbito internacional e periodicidade anual, publicada pelo Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico do Porto (ISCAP-P.PORTO).


A ideia desta Revista nasceu do interesse dos nossos alunos e bolseiros de integração na investigação pela actividade científica e da necessidade de divulgar o trabalho desenvolvido pelo CEI e seus colaboradores e parceiros, tanto nacionais como internacionais, tanto docentes como discentes.


Nas páginas da E-REI cria-se um espaço virtual de intercâmbio de ideias e de trabalhos de investigação na vasta área dos Estudos Interculturais, na sua intersecção com os Estudos Culturais, os Estudos de Tradução & Interpretação, os Estudos de Comunicação e os Estudos Literários e Linguísticos.


Conhecimento, diálogo, coexistência e compreensão intercultural são factores essenciais da multiculturalidade que caracteriza a sociedade contemporânea. Daí a importância do prefixo INTER de "interculturalidade": INTER como um movimento de conhecimento mútuo e como um modelo de comunicação recíproca, em igualdade, sem parte dominante ou dominada. A ideia de multiculturalismo tem oscilado entre utopia e exploração política, uma vez que, na realidade, muitas das chamadas sociedades multiculturais apenas toleram a presença das chamadas culturas "diferentes", culturas que vivem fechadas em si mesmas, marcadas pela etnicidade, religião ou língua, sem nunca tentarem conhecer-se e viverem juntas no dia-a-dia. Mas deve ser reconhecido que todas as culturas são híbridas, todas as culturas sofrem e exercem influências interculturais. É por isso que o propósito da E-REI: A E-Revista de Estudos Interculturais é fomentar o debate científico sobre estudos interculturais, como base para um futuro de constante tradução e diálogo numa escala global.


A E-REI é uma revista criada, construída e escrita em liberdade e cumplicidade, tal como livre e cúmplice é a investigação que o CEI desenvolve. O título é intencionalmente ambíguo e irónico. E corajoso. Se erramos é porque tentámos. Todos os autores percorreram juntos um caminho sinuoso e difícil, bem mais alto do que o habitual, um caminho que nos ofereceu novas perspectivas, paisagens e memórias. Como uma estrada de montanha, com um incomparável panorama.


A E-REI é uma revista científica de acesso aberto revista por pares, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o utilizador ou para a sua instituição. É permitido aos utilizadores ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar ligações aos textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir autorização prévia à editora ou ao autor. A E-REI definiu regras e principios éticos determinados pelo conselho editorial e pelo comité científico. A E-REI está também acessível na plataforma aberta OSJ do P.PORTO para revistas científicas - PARC - onde os respetivos DOI estão disponíveis.


A E-REI está indexada na Latindex, RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, ERIHPLUS – European Reference Index for the Humanities and Social Sciences, NSD – Norwegian Directorate for Higher Education and Skills, Sherpa Romeo, MIAR – Information Matrix for the Analysis of Journals, CIRC – Clasificación Integrada de Revistas Científicas, SJIF – Scientific Journal Impact Factor, SCOPUS e Google Scholar.

Mais sobre a E-REI...

Últimos números