Agregada em Estudos Culturais, Universidade de Aveiro.
Doutorada em Cultura Portuguesa, Mestre em Estudos Anglo-Americanos e Licenciada em Estudos Portugueses-Ingleses, Universidade do Porto.
Visiting scholar, Departamento de Inglês, Brown University, USA.
Docente, orientadora e arguente de mestrado e doutoramento em Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Argélia.
Professora Coordenadora Principal e Professora Decana, ISCAP-Politécnico do Porto (P.PORTO).
Fundadora, diretora e investigadora do CEI – Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO.
Fundadora e diretora do Doutoramento em Intercultural Studies for Innovation, ISCAP-P.PORTO.
Fundadora e diretora do Mestrado em Intercultural Studies for Business, ISCAP-P.PORTO.
Dois mandatos como diretora do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas, ISCAP-P.PORTO.
Membro do Conselho Consultivo do ISCAP-P.PORTO e da Porto Executive Academy.
Membro da Comissão para a Igualdade de Género do P.PORTO.
Membro das COST actions CA18126 “Writing Urban Places. New Narratives of the European City”, CA20105 “SlowMemo – Slow Memory: Transformative Practices for Times of Uneven and Accelerating Change”, CA21166 “ShiFT, Social Sciences and Humanities for Transformation and Climate Resilience”, CA23158 “Artistic Intelligence – Responsiveness, accessibility, responsibility, equity (ARTinRARE)”, CA22156 “Transformations international Experience and Research network for Sustainable futures (TRANSFORMERS)”, CA23117 “Connecting Critical Pedagogies, Inclusive Art Forms and Alternative Barometers for Urban Sustainability (CIRCUL’ARTs)”.
COST Action Independent External Expert e Rapporteur.
Membro da “Community of Practice (CoP) on Science and Art in Education” (Comissão Europeia), do projeto “Cultural Studies: A Global History” (University of Birmingham) e do projeto UE Horizon “Time Machine”.
Representante do P.PORTO na UE “Alliance for Research on Cultural Heritage in Europe” (ARCHE) e na UE Partnership on “Resilient Cultural Heritage” (RCH).
Membro fundador da Rede Nacional (agora Europeia) em Estudos Culturais e da ECREA Women’s Network.
Conselheira Editorial em Antropologia e Guest-Editor da Cambridge Scholars Publishing (CSP), UK.
Guest-Editor, Anthropology and Ethnology Journal, Medwin Publishers.
Fundadora e diretora da E.REI – E.Revista de Estudos Interculturais (SCOPUS).
Gestão de projetos de investigação: EnDent (2015-1-LV01-KA203-013401), Augmented Assessment (621517-EPP-1-2020-1-EL-EPPKA3-IPI-SOC-IN), ENDING (2020-1-ES01-KA201-082232), TheRoute (SAICT-POL/23447/2016), StreetArtCEI, Street Art Against Covid, Tech’n’Cool, The GenderWeb, BIP Research Skills Booster, A Cultura do Moliceiro, SciArt (2022-1-CY01-KA220-SCH-000086608).
Áreas de investigação e ensino: Estudos Culturais e Interculturais; Estudos Feministas e de Género; Estudos Coloniais e Pós-Coloniais; Cultura e Literatura Portuguesa e Anglo-Americana; Etnografia; Tradução Literária; Metodologias de Investigação; Cultura Aplicada aos Negócios, Turismo e Desenvolvimento; Comunicação Intercultural; Graffiti e Street Art.
Algumas Distinções: ‘American Club of Lisbon Award for Academic Merit’; Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais, U.COIMBRA; bolsa PRODEP III (CE); ‘Meet our Authors Campaign’, ‘best-selling title on study of poetry’ e ‘book of the month-Social Sciences’, CSP, UK; 7 prémios PAPRE (P.PORTO) para publicações em revistas de elevada qualidade; Gardners’ (UK) ‘Author of the Month’, março 2020; Prémio Santander UNICOVID; Bolsa Santander Boas Práticas em Educação Digital; júri das ‘Sete Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa’; ‘International Impact Book Awards’, março 2022; BookFest Fall 2022 Awards, 3º lugar em ‘Business-Entrepreneurship’; Espaço T Prémio Interculturalidade 2022 – Educação; finalista Next Generation Indie Book Awards – Business, 2023; Galardão de Mérito AMEEA – Educação, 2023; representante do P.PORTO no WG “Gender Equality” da ATHENA European University, 2024.
Alguns Livros e Artigos: Eastwards/Westwards: Which Direction for Gender Studies in the 21st century? (2007); Cultura Popular Portuguesa: Práticas, discursos e representações (2008); Women in the Portuguese Colonial Empire: The Theatre of Shadows (2008); From Here to Diversity: Globalizaton and Intercultural Dialogues (2010); “Interculturalism, Multiculturalism and Intercultural Studies”, Intercultural Pragmatics (2014, >100 citações); Popular and Visual Culture: Design, Circulation and Consumption (2014); Estudos Interculturais Aplicados (2015); “Intercultural Polyphonies against the Death of Multiculturalism”, Intercultural Competence (ed. Dervin & Gross, 2016); The Imagery of Writing in the Early Works of Paul Auster (2017); Cultura & Negócios (2018); Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal (2020); “Methodological Proposals and Critical Responses for the Study of Graffiti and Street Art” (2º artigo mais lido, SAUC Journal, 2020); “Tourism as Intercultural Business”, European Journal of Sustainable Development (2020); Concepts and Dialogues across Shifting Spaces in Intercultural Business (2022); “Mapping Digital Routes of Graffiti and Street Art”, 49 Methods and Assignments for Writing Urban Places (COST, ed. Havik et al, 2023); “When interculturality meets business: A critical turn in Portuguese HE”, The Routledge Handbook of Critical Interculturality (2024).