Linhas de Investigação

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Intercultural Theories and Practices

Clara Sarmento
  • (Inter/Intra) cultural competence in the construction of social processes
  • Comparative law across cultures and times
  • Concepts of interculturalism and multiculturalism
  • Cultural geographies
  • Fictional representations and cultural backgrounds
  • Intercultural representations of gender
  • Life-stories across borders
  • Travel narratives and nomadic writing

A linha de investigação explora, analisa e contextualiza teorias, paradigmas e práticas interculturais ocidentais e não ocidentais, de modo a criar metodologias independentes e críticas. A articulação de princípios, teorias, estruturas, representações e estéticas provenientes de diferentes culturas e canais de comunicação faz emergir as redes subjacentes dos códigos e das práticas culturais. A sua observação crítica esbate fronteiras conceptuais e desafia os critérios convencionais da legitimação cultural.

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Intercultural Communication

Carina Cerqueira
  • Cultural translation
  • Europe and the language question
  • Intercultural dynamics in the classroom
  • Intercultural representations in the mass media
  • Interpreting, identity and ideology
  • Law and languages
  • Multimedia and digital narratives
  • Visual culture and intermodality

As temáticas da linha “Comunicação Intercultural” são expressões da mutabilidade contemporânea, transformações que carecem da devida análise e contextualização. A linha reflecte sobre as idiossincrasias linguísticas, a interpretação, a identidade, as ideologias e as subjectividades inerentes ao desenvolvimento das relações que permeiam os povos e as comunidades.

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Intercultural Studies in Business

Marco Furtado

Esta linha de investigação explora e estuda as formas como a promoção, o marketing e o branding da herança cultural podem levar ao desenvolvimento de estratégias económicas, por exemplo, através das indústrias criativas. O crescente interesse pelo património cultural e a crescente mobilidade (veja-se o caso do turismo cultural) baseada na necessidade de experiências autênticas permitem o contacto entre diversas culturas. O desafio desta filosofia reside precisamente na forma como iniciativas baseadas na herança cultural podem ser usadas para impulsionar a criação de oportunidades de negócios e realçar mais-valias económicas.