Apresentação

Formado em 2007, o CEI do ISCAP-P.PORTO realiza investigação fundamental e aplicada e coopera com instituições nacionais e internacionais em atividades de índole científica, técnica e cultural.

O CEI engloba na sua designação e objectivos todo o panorama interdisciplinar gerado pela investigação que desenvolve, pelas oportunidades de intercâmbio que cria e pelas iniciativas científicas e editorais concretizadas pela sua equipa, no âmbito das principais linhas de investigação do Centro: teorias e práticas interculturais, comunicação intercultural, e business intercultural.

A equipa do CEI é formada por mais de 50 investigadores e docentes do ISCAP-P.PORTO e de outras instituições nacionais e estrangeiras, contando ainda com uma reputada Comissão de Aconselhamento Científico. O CEI acolhe e supervisiona masterclasses, conferências, colóquios, duas Pós-Graduações – em Recursos Culturais para Negócios e em Ciência, Empreendedorismo e Internacionalização – e dois Mestrados – em Intercultural Studies for Business e em Tradução e Interpretação Especializadas –, com o apoio de uma biblioteca especializada e várias bases de dados de acesso livre.

Desde a sua formação, o CEI tem participado em diversas conferências e publicações internacionais, em projectos de investigação financiados e já publicou mais de uma dezena de livros com distribuição global na vasta área dos Estudos Interculturais. Todos os anos, o CEI premeia dissertações de mestrado em estudos interculturais, concede bolsas e estágios para jovens investigadores e publica a E-REI: E-Revista de Estudos Interculturais.

O CEI mantém colaborações com diversas universidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Roménia, Brasil, Polónia, Letónia, Macau, Moçambique, Rússia, Macedónia, Estados Unidos, Argélia, Sri Lanka e Índia, e também com a Unyleya, Associação Portuguesa de Empresárias, Alto Comissariado para as Migrações, Associação Luso-Turca e CIJE – Faculdade de Direito da Universidade do Porto. O CEI integra a RESMI (Rede de Educação Superior para a Mediação Intercultural), RIESDM (Rede das IES para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica), Rede Mundial das Universidades Magalhânicas e é membro fundador da ECREA Women’s Network e da RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais. O CEI é membro de duas COST actions e dos projectos ICCAGe (ReCLes), EnDent, Atlas das Paisagens Literárias, Google Arts&Culture, Augmented Assessment, ENDING e TheRoute, e lidera, entre outros, os projetos StreetArtCEI e Street Art Against Covid. O CEI tem protocolos de doutoramento específicos com as Universidades de Vigo, Santiago de Compostela e Salamanca.

No CEI, os estudos interculturais são sinónimo de movimento, comunicação, encontro entre culturas, e o nosso objectivo é discutir as suas consequências pragmáticas na academia e na sociedade. A viagem intercultural contemporânea é uma jornada global, uma circunavegação à velocidade das novas tecnologias, e este conceito de interculturalidade sustenta todas as partidas e regressos, toda a emissão e recepção de informação implícita na comunicação, na diversidade e no trânsito que o inter-cultural sugere. Propomo-nos por isso examinar as motivações, as características e as representações das interacções culturais no seu movimento constante, desprovidas de fronteiras espaciais e temporais, numa indefinição de limites tão arriscada quanto estimulante.

Linhas de Investigação

1

Intercultural Theories and Practices

2

Intercultural Communication

3

CEI in Business