
A convite da
Alliance for Research on Cultural Heritage in Europe (ARCHE) e da Time Machine
Organisation, a diretora do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do
ISCAP-P.PORTO, Clara Sarmento, apresentou os projetos na área da Cultura e do Património
em curso neste Centro ao “ARCHE Member States & Associated Countries and
Stakeholders’ Conference – Innovation through Heritage: Resilience in Times of
Climate Change”, que
decorreu no MAK – Museum of Applied Arts de Viena, Austria, entre 3 e 5 de
março.
Clara Sarmento participou na mesa-redonda “Future Visions: Cultural Heritage in a Changing World“, dedicada ao tema “Shifting Paradigms: Driving Resilience and Innovation in Cultural Heritage“, com a apresentação intitulada “Innovation through Heritage at CEI, ISCAP-P.PORTO“.
Num mundo em rápida evolução, em que os avanços tecnológicos e os desafios ambientais moldam continuamente a sociedade, a preservação e o aproveitamento do património cultural como recurso para a investigação, o benefício social e o crescimento económico são mais vitais do que nunca. A conferência internacional organizada pela Alliance for Research on Cultural Heritage in Europe (ARCHE) e acolhida pela Time Machine Organisation (TMO) explorou a forma como as políticas nacionais e europeias de investigação e financiamento se podem unir para tornar o património cultural resiliente face às alterações climáticas. Este evento marca um passo significativo à medida que o consórcio ARCHE trabalha para estabelecer uma Parceria Europeia para o Património Cultural Resiliente – um plano diretor que permite aos Estados-Membros e à Comissão Europeia apoiar conjuntamente iniciativas inovadoras destinadas a reforçar a resiliência do património cultural.
“Innovation through Heritage” reúne decisores políticos, líderes de opinião, inovadores e partes interessadas de toda a Europa para moldar o futuro do património cultural. Centrada em temas críticos como a digitalização, a tecnologia, a adaptação às alterações climáticas e a resiliência, esta conferência proporciona uma plataforma única para colaborar e definir um roteiro sustentável para a investigação e inovação no domínio do património cultural, moldando o seu potencial transformador para 2040 e mais além.
E

