
Livro acessível em: https://edicoes.ipp.pt/index.php/books/catalog/book/95
Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP – P.PORTO anuncia o lançamento da sua mais recente publicação: Estudos Culturais: Estudos Inter-Multi-Trans-Pan-Anti-In-Disciplinares, coordenado por Clara Sarmento, com Bruna Saadé Diniz, finalista do Mestrado em Intercultural Studoes for Business. O livro, editado pelas Edições POLITEMA em 2025 (ISBN PDF: 978-989-9226-03-6), será apresentado oficialmente no próximo dia 27 de junho, às 16h30, durante o IV Congresso da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC), que terá lugar na Universidade Lusófona de Lisboa. O programa completo do evento está disponível em: https://fcaati.ulusofona.pt/rnec/programa.
Com prefácio de Ana Cristina Mendes, presidente da Association for Cultural Studies (ACS), sob o título E se não agora, quando? Estudos Culturais em tempos de crise, e posfácio de Maria Manuel Baptista, presidente da RNEC, intitulado Contra o Medo, Re-imaginar o Comum – Estudos Culturais em rede, esta obra propõe uma abordagem crítica, inovadora e indisciplinada ao campo dos Estudos Culturais.
Os capítulos que compõem este volume resultam de uma seleção dos trabalhos apresentados no III Congresso da RNEC, organizado pelo CEI em julho de 2024, no ISCAP-P.Porto. A Rede Nacional em Estudos Culturais representa uma comunidade crescente de centros de investigação, instituições de ensino superior, licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-graduações que têm vindo a afirmar os Estudos Culturais como um campo dinâmico e estruturante do pensamento crítico contemporâneo em Portugal. O III Congresso, onde nasceram os textos agora publicados, promoveu o reconhecimento dessa comunidade em articulação com instituições e investigadores nacionais e internacionais.
A estrutura do livro assenta em três grandes secções temáticas – “Novas Epistemologias”, “Práticas e Pedagogias Críticas” e “Intervenções e Resistências” – que refletem a pluralidade dos discursos e metodologias presentes nos Estudos Culturais hoje. Este volume afirma-se como um contributo sólido e plural para a investigação e para a prática académica que se pensa e se realiza a partir das margens, das redes, das colaborações e das dissidências.
A publicação conta com a participação de trinta e três autores, oriundos de diferentes países e áreas disciplinares. São eles, por ordem alfabética: Ana Cristina Mendes, Ana Margarida Cruz da Silva, António Pernas, Beatriz Yaunner, Carina Cerqueira, Clara Sarmento, Daiana Sigiliano, Diana Gonçalves, Erika Gonçalves, Fátima Pacheco, Gabriela Borges, Helena Ferreira, José Campos Amorim, José Rodolfo Lopes da Silva, Lana de Araújo Gomides, Lanfeng Zhou, Laura Tallone, Luisa Kreche, Mariangela Momo, Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, Mário J. Avelar, Matthias Amman, Miguel Babo, Patrícia Ignácio, Rita Himmel, Rodolfo Gomes Pereira, Rui Alexandre Grácio, Sandra Ramos Cerqueira, Sara Pascoal, Telmo Ferreira, Thaís Azevedo e Thales Reis Alecrim.
Esta publicação reafirma o compromisso do CEI com a produção de conhecimento crítico, colaborativo e internacional, num momento em que os Estudos Culturais se assumem como ferramenta indispensável para pensar o presente e imaginar futuros possíveis.

