A investigadora do CEI Carina Cerqueira integra 2 novas COST Actions: ConnectLAA e RELINK²

Carina Cerqueira, doutorada em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo e investigadora do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.Porto, integrou oficialmente as COST Actions CA23128 – Connecting Landscape Architecture Archives to enhance European landscape practice, research and education (ConnectLAA) e CA23114 – Regaining linkage? Digital technologies improving civic engagement, political organisations and democracy (RELINK²).

ConnectLAA é uma ação europeia que decorre de outubro de 2024 até outubro de 2028 e que visa conectar e digitalizar arquivos de arquitetura paisagista de toda a Europa, promovendo práticas arqueológicas inovadoras em investigação, ensino e preservação do património. Alinhada com uma abordagem interdisciplinar que envolve arquitetura paisagista, estudos culturais, história da arte, arquivística e tecnologias digitais, a ConnectLAA aposta no uso de avançadas plataformas digitais e num thesaurus comum para melhorar a gestão, acesso e reutilização de dados arquivísticos, bem como para fomentar uma ecologia do conhecimento inclusiva e sustentável, com impacto na prática e no ensino da arquitetura paisagista.

Mais informações sobre a COST Action ConnectLAA em: https://www.cost.eu/actions/CA23128/

RELINK² é uma iniciativa europeia ativa de outubro de 2024 até outubro de 2028, que visa explorar como as tecnologias digitais podem fortalecer a ligação entre instituições democráticas e cidadãos – incluindo grupos digitalmente marginalizados como idosos e jovens – através de um quadro interdisciplinar que combina ciência política, transformação digital e envolvimento cívico, estruturado em quatro grupos de trabalho dedicados a desafios teóricos e metodológicos, análise empírica, envolvimento e disseminação.

Mais informações sobre a COST Action RELINK² em: https://www.cost.eu/actions/CA23114/

Leave a Reply