
No dia 20 de junho de 2025, a equipa do P.PORTO – representada pelo Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP – envolvida no projeto europeu SciArt – Promoting 21st century skills through an inclusive STEAM approach to Cultural Heritage marcou presença na reunião final do projeto, realizada na Universidade Aristóteles de Salónica, Grécia.
Durante a sessão dedicada à sustentabilidade, a equipa do P.PORTO, representada pelo Centro de Estudos Interculturais (CEI, apresentou a implementação local do SciArt, destacando:
- As atividades educativas e a ação de formação que conjuga métodos científicos e artísticos no estudo de artefactos do património cultural.
- A implementação da abordagem SciArt, voltada para o desenvolvimento de competências do século XXI — como comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade — através de métodos STEAM inovadores.
O SciArt, financiado pelo programa Erasmus+ KA2 (2022‑1‑CY01‑KA220‑SCH‑000086608), visa promover uma educação inclusiva baseada em STEAM aplicada ao património cultural, sendo desenvolvido por uma rede europeia de organizações: entre elas, o P.PORTO, a Universidade Europeia de Chipre, universidades e escolas de Chipre e Grécia, bem como o Museu Municipal de Esposende e o Agrupamento Eugénio de Andrade, em Portugal. Website do projeto: https://sci-art.eu/
A abordagem SciArt combina:
- A utilização de instrumentos acessíveis, incluindo ferramentas de Realidade Aumentada, aplicado na criação de recursos multimodais como livros digitais enriquecidos.
- A aplicação de cinco técnicas arqueométricas, como microscopia, espectroscopia X‑RF e FTIR, na análise de artefactos reais de museus.
- A exploração de temas como “Rotas/Deslocações”, explorando artefactos de Chipre, Grécia e Portugal — por exemplo, recipientes de vidro, pratos de esmolas ligados a um naufrágio em Esposende e pinturas sobre migração — para fomentar a identidade intercultural e interpessoal.
A participação da equipa do P.PORTO nas fases final e de sustentabilidade do projeto evidencia o compromisso da instituição com a inovação pedagógica, a cooperação internacional e a valorização do património, reforçando o papel do CEI como centro de investigação interdisciplinar.

