
Ana Margarida Silva, investigadora do Centro de Estudos Interculturais e bolseira FCT de Doutoramento em Estudos Culturais: Memória, Identidade e Território, foi convidada a integrar o Júri da Juventude do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, na categoria Competição Internacional de Longas-Metragens.

De 10 a 18 de outubro, o festival reafirma o compromisso com as causas ambientais e com o território, reunindo uma seleção de 81 filmes de 31 países, com entrada gratuita e uma programação paralela que inclui conferências, workshops e exposições. Este ano, o CineEco celebra 30 anos de cinema ambiental, inaugurando uma nova identidade visual inspirada no espírito da montanha – símbolo de resiliência, proteção e ligação profunda à natureza.

Organizado pelo Município de Seia, com o apoio do Departamento de Ambiente das Nações Unidas e da DGArtes, o CineEco é um dos mais prestigiados festivais europeus dedicados ao cinema ambiental, assumindo-se como um verdadeiro “festival de montanha”, profundamente enraizado no espírito da Serra da Estrela.
O CEI felicita a Ana Margarida Silva por esta participação, que valoriza o seu percurso e reforça o papel da investigação em Estudos Culturais na promoção da sustentabilidade, da arte e do diálogo intercultural.

