Clara Sarmento cria o módulo “Ambiente” do curso sobre Memória e Resistência da COST Action Slow Memory

No âmbito da COST Action CA20105 “Slow Memory: Transformative Practices for Times of Uneven and Accelerating Change”, acaba de ser lançada uma das principais produções do projeto: a criação de um curso de ensino superior em acesso aberto intitulado “Slow Resistance as Remembrance: Practices for a Fairer Future”.

O curso “Slow Resistance as Remembrance: Practices for a Fairer Future” oferece uma estrutura conceptual e educativa para explorar como os atos de memória podem tornar-se formas de resistência. Baseado no conceito de Slow Memory, desenvolvido por uma equipa internacional de investigadores, este curso analisa como as práticas de memorialização — públicas ou privadas, institucionais ou individuais — podem funcionar como formas de resistência lenta contra a injustiça, degradação, exclusão e apagamento.

Organizado em torno de cinco temas centrais — Environment, Work, Care, Politics e Conflict —, o curso convida estudantes e investigadores do ensino superior a refletir sobre as dimensões temporais e políticas da resistência através de estudos de caso cuidadosamente selecionados. Os materiais podem ser utilizados como um currículo completo ou de forma modular, estando livremente disponíveis para docentes e discentes interessados em compreender criticamente como diferentes atores sociais abordam o passado para imaginar futuros mais justos.

Clara Sarmento, diretora do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.Porto, contribuiu como autora do módulo Environment. Com base na sua investigação sobre formas simbólicas de produção cultural em comunidades vulneráveis portuguesas, desenvolveu materiais pedagógicos estruturados em torno de questões orientadoras, enquadramento teórico e conceptual, estudos de caso, uma secção de thinking forward, recursos e leituras complementares.

De recordar que, no âmbito da COST Action CA20105 “Slow Memory, Clara Sarmento contribuiu também para a exposição virtual “Beyond flowers: Tradition, Resistance, and Changecom a secção sobre o Dia da Mulher no Portugal pós-ditadura. Em Julho de 2025, o Centro de Estudos Interculturais participou na International Capstone Conference Slow Memory and Beyond, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, conduzindo uma visita de campo-workshop sobre street art no Porto baseada no projeto StreetArtCEI. Outras publicações no âmbito da Cost Action Slow Memory serão lançadas em breve.

📘 Aceda aos materiais aqui:
👉 https://www.slowmemory.eu/educational-material/slow-resistance-as-remembrance-practices-for-a-fairer-future/
Mais informações sobre a Ação COST CA20105:
👉 https://www.slowmemory.eu/

Leave a Reply