
No dia 17 de dezembro, o Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.Porto realizou, no Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, no Porto, um workshop dedicado à temática da inclusão de alunos migrantes, a pedido da Mediadora Intercultural do agrupamento, Drª Filipa Soares. A sessão foi dinamizada pelas investigadoras integradas do CEI Isabelle Tulekian e Luísa Bravo Lamas e subordinada ao tema “O papel dos assistentes operacionais na inclusão de alunos migrantes”.

“O papel dos assistentes operacionais na inclusão de alunos migrantes”contou com a participação de Assistentes Operacionais de todo o agrupamento, que demonstraram elevado interesse e envolvimento ao longo da sessão.
O workshop destacou a importância dos Assistentes Operacionais enquanto agentes educativos essenciais na promoção de um ambiente escolar inclusivo, seguro e intercultural, reforçando competências relacionadas com a comunicação, a empatia e a compreensão da diversidade cultural.
Hoje, dia 18 de dezembro de 2025 – dia Internacional dos Migrantes – reforçamos o compromisso contínuo do CEI com os princípios da inclusão, da equidade e do respeito pela diversidade cultural, enquanto pilares essenciais de uma educação de qualidade para todos.

