Conferência “Representações de Macau na Pintura Romântica e na Escrita de Viagens Britânica”, Rogério Puga (CEI e CETAPS – Univ. Nova de Lisboa) | 13 de Dezembro de 2013

13 de Dezembro de 2013 | 16.00 | ISCAP

RESUMO

Em 1700 a Companhia das Índias inglesa estabelece comércio directo com a China, através da feitoria em Cantão, residindo os sobrecargas e agentes comerciais independentes em Macau até á fundação de Hong Kong (1841-1842). Macau foi assim o primeiro entreposto sob administração ocidental na China, e também o último (até 1999), sendo também através dessa cidade que os Estados Unidos da América estabelecem relações comerciais e diplomáticas com a China. A palestra ilustrada de Rogério Miguel Puga aborda a forma (realista) como Macau é representada na Escrita de viagens, (sobretudo na diarística feminina do século XIX), mas sobretudo na pintura inglesa do século XIX, nomeadamente nas narrativas visuais do pintor romântico inglês George Chinnery, que residiu em Macau entre 1825 e 1852, e de artistas anónimos chineses.

Nota biográfica

Rogério Miguel Puga é doutorado em Estudos Anglo-Portugueses e Investigador Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa (FCSH, CETAPS), onde também dá aulas. Foi Professor Assistente no ISEC, Professor Auxiliar na Universidade de Macau e professor no Instituto Politécnico de Lisboa. É colaborador do Centro de História de Além-Mar (FCSH-Universidade Nova de Lisboa) e do Centro de Estudos Comparatistas (Universidade de Lisboa). É editor do “European Journal of Macau Studies” (n. 1 no prelo) e ‘subject editor’ da revista “Romance Studies” (Maney Publishing, Universidade de Swansea), bem como autor de vários artigos e livros sobre Estudos Anglo-Portugueses, Estudos Pós-Coloniais (impérios portuuês e britânico) e Literaturas Anglófonas e Lusófonas.


Galeria