Diretora do CEI representa o P.PORTO no Evento Final da ARCHE em Bruxelas

Clara Sarmento, diretora do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.PORTO e recentemente nomeada representante do P.PORTO na ARCHE – Alliance for Research on Cultural Heritage in Europe – participou no Evento Final do ARCHE “Bridging Towards Resilient Cultural Heritage”, realizado a 11 e 12 de setembro de 2025 no Tour & Taxis, em Bruxelas.

O evento decorreu ao longo de dois meios-dias e contou com intervenções de alto nível de representantes da Comissão Europeia e da Fundação para a Ciência do Património. Foram celebradas as conquistas do projeto ARCHE – incluindo o lançamento da nova Agenda Estratégica de Investigação e Inovação (SRIA) – e promovidos debates sobre o presente e o futuro da investigação em património cultural, com especial enfoque nos desafios de transferência de resultados científicos para o nível político e de tomada de decisão.

Este evento marcou a conclusão do projeto ARCHE, que ao longo dos últimos três anos trabalhou para coordenar e reforçar a investigação europeia sobre património cultural no âmbito do programa Horizon Europe.

Destaques incluíram:

  • O lançamento da SRIA, que define prioridades para o futuro investimento europeu e colaboração na investigação sobre património.
  • Discussões de alto nível sobre como a investigação pode melhor informar as políticas em áreas-chave como curadoria digital, alterações climáticas, sustentabilidade e acesso aberto.
  • Oficinas interativas centradas no desenvolvimento de capacidades, living labs,knowledge hubs e estratégias de envolvimento de stakeholders.

O ARCHE foi o projeto preparatório para a futura Parceria RCH. A Resilient Cultural Heritage (RCH) é uma proposta da Comissão Europeia (CE) para uma Parceria Europeia no âmbito do Cluster 2 de Investigação e Inovação: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva.

A participação de Clara Sarmento reforça o compromisso do P.PORTO em promover o diálogo intercultural e contribuir para a definição de agendas de investigação europeias que respondam aos desafios prementes da preservação e resiliência do património cultural.

Leave a Reply