Cristina Pinto da Silva, PhD

ISCAP-P.PORTO
csilva@iscap.ipp.pt

Cristina Maria Ferreira Pinto da Silva iniciou funções de docência no ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) em 1983, da área de Línguas. É Professora Coordenadora sem agregação desde 2005 no ISCAP, onde, entre outras tarefas de gestão, foi Vice-Presidente e Presidente do Conselho Técnico-científico.

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Ciências da Educação (Didáctica do Inglês) pela Universidade de Aveiro e Doutorada em Linguística pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. É membro do Centro de Estudos Interculturais (CEI/ISCAP).

Foi Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP) de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022, com os pelouros da Avaliação/Acreditação e Qualidade. Entre outras tarefas, supervisionou a elaboração do Relatório de Auto-avaliação do exercício Follow-up da EUA (European University Association), assim como a organização da visita da respetiva Comissão de Avaliação (2010).

Nos períodos 2010-2014 e 2018-2022, teve a seu cargo a preparação dos processos de avaliação/acreditação de todo o portfólio formativo do IPP (55 licenciaturas e 77 mestrados, ano letivo 2020/21) pela A3ES, incluindo a participação, em representação do Presidente do IPP, nas visitas das CAE. Supervisionou, ainda, a elaboração de propostas de novos ciclos de estudos. Mais recentemente, foi responsável pela submissão de propostas de CTeSP junto da DGES. Em 2018, foi responsável pela organização da visita da CAE no âmbito do processo de Avaliação Institucional pela A3ES.

De 2018 a 2022, liderou a Comissão SIGaQ do IPP, responsável pela coordenação do Sistema Interno de Gestão da Qualidade do IPP. Enquanto Vice-Presidente do IPP, foi membro da Comissão Sectorial para a Formação e Educação (CS11) do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e fez parte do Quality Board da Athena University Alliance.

Participou no Projecto ESABIH (158853-TEMPUS-1-BE), de acreditação de ciclos de estudos do Ensino Superior da Bósnia-Herzegovina, no âmbito do qual foi avaliadora externa de dois ciclos de estudos das Universidades de Djemal Bijedic e Zenica, em 2012.

Participou, ainda, no Projecto EUREQA – Empowering universities to fulfil their responsibility for quality assurance, (530631-TEMPUS-1-2012-1-BE-TEMPUS-JPGR), coordenado pela European University Association (EUA), como representante do IPP, de 2012 a 2014.

Enquanto Vice-Presidente do IPP, participou assiduamente em conferências e workshops no âmbito da Qualidade no Ensino Superior, promovidas, entre outras, pela A3ES, EQAF, FECIES, EUA e EURASHE.