
Nos passados dias 20 e 21 de maio de 2025, Ana Margarida Silva e Gabriel Lourenço, investigadores do Centro de Estudos Interculturais (CEI), participaram no Congresso Cultural Ecosystem Services And Biocultural Heritage – Connecting Nature and Culture for a Sustainable Future, na Universidade de Coimbra.
O congresso foi organizado pela JPI Clima e JPI Património Cultural com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, com patrocínio do Programa UNESCO MAB. O evento explorou as intersecções vitais dos serviços de ecossistemas culturais e do património biocultural, promovendo a colaboração entre as ciências naturais, as ciências sociais e as humanidades.

Ana Margarida Silva e Gabriel Lourenço apresentaram a comunicação “Reviving Heritage: Bridging Portugal’s Past and Future Through Culture and Nature”, explorando a importância de projetos de reabilitação cultural na promoção do desenvolvimento social, económico e sustentável dos territórios e comunidades locais. A apresentação analisou dois casos de estudo específicos de património cultural tradicional português: as casas dos guardas-florestais e as escolas primárias – em duas regiões – Serra da Estrela e Sever do Vouga.

