Novo Livro do CEI: Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal (eds. Clara Sarmento e Sara Cerqueira Pascoal), publicado pela Cambridge Scholars Publishing

O Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.PORTO acaba de lançar o seu mais recente livro Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal (eds. Clara Sarmento e Sara Cerqueira Pascoal), publicado pela Cambridge Scholars Publishing. 

Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal (eds. Clara Sarmento e Sara Cerqueira Pascoal. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2020. ISBN (10): 1-5275-5449-X; ISBN (13): 978-1-5275-5449-8. 212 pp) está acessível na página da editora e à venda na AmazonAmazon.ukBarnes&Noble e Waterstones.

Esta edição está organizada em 3 secções – I.Cultural Routes on the City’s Walls, II.Research and Cultural Entrepreneurship e III.New Discoveries by the Portuguese Sea – e inclui, entre outros, diversos capítulos decorrentes da investigação realizada no âmbito dos projectos StreetArtCEI e The Route – Tourism and Heritage Routes.

Cultural Tourism and Heritage in Northern Portugal oferece-nos a narrativa de uma oportunidade e de um desafio. A oportunidade de desenvolver roteiros de turismo cultural no Norte de Portugal, potenciando e envolvendo as comunidades na proteção do seu património. E o desafio de promover um turismo sustentável, com impacto no crescimento económico, na redução da pobreza, na proteção do ambiente e na preservação da autenticidade da cultura e do património. Este livro surge num momento crucial, dado o crescente interesse pela utilização da literatura, das artes, do artesanato, do património, das tradições, bem como de outros produtos culturais tangíveis e intangíveis, para promover lugares e destinos, salvaguardando sempre a identidade sociocultural desses territórios. A atual tendência para a perspetiva cultural do turismo e respetivas metodologias de investigação têm levado ao desenvolvimento de estratégias de negócios onde a cultura e a criatividade desempenham um papel relevante na criação de marcas competitivas de cidades, regiões e países, com recurso à inovação e à tecnologia para promover a sua imagem a nível internacional.