Sobre a Revista

Os Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico publicam anualmente os artigos científicos desenvolvidos pelos alunos, em colaboração com os seus orientadores de Dissertação/Projeto/Estágio, no âmbito da unidade curricular Metodologias de Investigação e Comunicação Científica, incluindo os alunos da turma de mobilidade Erasmus.

Existem duas secções, uma de Artigos de Revisão de Literatura e outra de Artigos de Caráter Geral.

São aceites artigos em português e em inglês.

Todos os artigos estão disponíveis sob uma licença de acesso aberto.

Todos os artigos são sujeitos a um processo de double blind-peer review.

DOI: https://doi.org/10.56002/ceos.0075_cimne

 

Notícias

Número Atual

Vol. 3 (2023): Artigos dos alunos da edição 2023 do MNE e alunos Erasmus
					Ver Vol. 3 (2023): Artigos dos alunos da edição 2023 do MNE e alunos Erasmus

Nota Editorial

A terceira edição dos Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico (MNE) testemunha o contínuo amadurecimento deste ciclo de estudos como polo de reflexão académica e científica. Este volume reúne 21 artigos de jovens investigadores que, sob orientação de docentes-investigadores, exploram os fenómenos mais relevantes que moldam o atual panorama do negócio eletrónico.

Após edições marcadas pelo impacto da pandemia e pela emergência de temas como a inteligência artificial e o comércio eletrónico nas redes sociais, este novo volume diversifica o olhar sobre o digital, com foco nos comportamentos de consumo, na experiência do utilizador e nos valores que orientam as práticas comerciais.

Destacam-se estudos sobre a Geração Z, com atenção aos seus padrões de confiança, preferências e hábitos de compra online. A análise do UX, da personalização da experiência de compra e da influência das avaliações online revela uma clara preocupação com a otimização da jornada do consumidor.

A componente tecnológica surge representada em trabalhos sobre inteligência artificial generativa, blockchain, realidade aumentada e robótica na logística, apontando para a crescente integração destas ferramentas nas operações digitais. Ao mesmo tempo, a investigação aborda o papel das redes sociais e do marketing digital, incluindo a publicidade nas plataformas sociais, o fenómeno da compra por impulso e o impacto das compras sociais.

Temas como a comunicação da sustentabilidade, a ética no comércio digital e os desafios da transformação digital nas organizações trazem à tona preocupações como a responsabilidade, transparência e adaptabilidade no contexto do negócio eletrónico.

Este volume espelha, assim, uma investigação atual, diversificada e profundamente enraizada na realidade do setor, refletindo a missão do MNE e do CEOS.PP de fomentar conhecimento útil, crítico e inovador.

Desejamos continuar a ser uma plataforma de partilha e crescimento científico e a contribuir para inspirar futuras investigações e boas práticas.

Boas leituras!

Publicado: 2025-05-11

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