Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todas as submissões devem ser realizadas através da plataforma. O a.s autor.e.a.s deverão registar-se e seguir as instruções indicadas na plataforma.
  • O trabalho submetido deve ser original e inédito. Deve ser incluída uma declaração de originalidade assinada, de forma a confirmar que o artigo não foi publicado, nem se encontra em processo de avaliação por outra revista ou publicação.
  • Os formatos de ficheiro aceites são: OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
  • Os manuscritos devem respeitar as normas de formatação e de estilo definidas nas Instruções para Autores.
  • As submissões devem estar anonimizadas para revisão por pares em dupla ocultação. O.a.s autor.e.a.s devem seguir atentamente as instruções fornecidas, para garantir que nenhuma informação os identifique.
  • Nenhum dado pessoal deve constar do manuscrito.
  • O.a.s autor.e.a.s devem declarar qualquer potencial conflito de interesses, incluindo relações financeiras, profissionais ou pessoais que possam influenciar o conteúdo do trabalho.
  • O uso de ferramentas de inteligência artificial está limitado à revisão linguística e gramatical. Não é permitida a utilização de IA para redigir conteúdo, analisar resultados ou gerar resumos.

Instruções para Autores

Normas de Estilo

Os artigos submetidos para publicação na RCEJ devem cumprir os seguintes requisitos técnicos: 

  • Idioma: Aceitam-se artigos em português, espanhol ou inglês;
  • Formatação: O texto deve ser apresentado com espaçamento simples, em fonte Times New Roman:

                 - 11 pt para o corpo do texto; 

                 - 9 pt para as notas de rodapé. 

  • Extensão: Os artigos devem ter uma extensão de cerca de 8.000 palavras;
  • Estrutura: Recomenda-se que os artigos incluam: 

           - O contexto e objetivo do estudo; 

           - A metodologia adotada; 

           - Um resumo dos principais resultados ou contributos obtidos através do estudo.  

  • Gráficos e Tabelas: Todos os elementos gráficos e tabelas devem: 

             - Ser numerados sequencialmente; 

             - Apresentar um título e incluir a respetiva fonte; 

  • Elementos adicionais: Cada submissão deve incluir: 

            - Um título (máximo de 120 caracteres); 

            - O(s) nome(s) d. o.a.s autor.e.a.s, e respetiva afiliação institucional; 

             - Um resumo em inglês (entre 300 e 350 palavras); 

             - 4 a 6 palavras-chave; 

             - 3 a 4 códigos de classificação JEL (ver:https://www.aeaweb.org/econlit/jelCodes.php?view=econlit). 

Processo de Revisão por Pares

Os artigos serão submetidos a um rigoroso processo de revisão por pares duplamente cego, em que as identidades d.o.a.s autor.e.a.s, revisor.e.a.s e editor.e.a.s não serão reveladas, a fim de garantir a mais elevada qualidade científica. Todos os textos serão enviados para revisão e serão recolhidos pelo menos dois relatórios de revisão por manuscrito. Todos as pessoas revisoras serão cuidadosamente selecionadas pela equipa editorial da revista para cada manuscrito submetido e devem cumprir os seguintes critérios: 

  • Possuir o grau de doutor/a e/ou ser um especialista reconhecido na área;
  • Não ter sido coautor/a de publicações com o/a(s) autor/a(es) nos últimos 5 anos. 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

A Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais fornece conteúdo de acesso livre, gratuito, distribuído de acordo com os termos do Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. 

É assim incentivada a utilização, distribuição e reprodução do conteúdo publicado, sem restrições e em qualquer meio. A RCEJ encoraja os/as autores/as a divulgar as suas publicações por meio de repositórios institucionais e medias sociais académicas, bem como divulgando-os nas suas redes sociais pessoais, com citação completa da versão do website da Revista. 

Política de Ciência Aberta

A RCEJ tem compromisso explícito com os princípios da comunicação de investigação em Ciência Aberta, oferecendo acesso livre imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que a disponibilização gratuita da investigação ao público contribui para um maior intercâmbio global de conhecimentos. Todos os artigos são, por isso, de acesso livre, ou seja, podem ser acedidas gratuitamente por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, independentemente da sua filiação. Isto significa que não só a comunidade académica, nomeadamente quem é apoiado por instituições financiadas, mas também qualquer pessoa interessada, como quem tem responsabilidades na decisão de políticas organizacionais e/ou políticas, as organizações da economia social e solidária, jornalistas, profissionais, estudantes e o público em geral têm livre acesso aos artigos de investigação. Isto aumenta a exposição dos novos trabalhos e permite a sua divulgação a um público muito mais vasto do que é possível através das revistas tradicionais com assinatura. 

A publicação de acesso livre também ajuda a corrigir o enviesamento da informação em relação ao mundo desenvolvido, onde é mais provável que as instituições tenham recursos para subscrever revistas do que noutros locais. Procuramos assim estimular a cooperação entre pares e destes com a sociedade, seguindo o modelo Diamond Open Access, permitindo o acesso permanente e aberto a todos os manuscritos publicados. 

Acresce que a Revista não cobra taxas de publicação, o que reforça o princípio do acesso livre na divulgação, mas também na produção de conhecimento. 

Questões de Diversidade

A RCEJ compromete-se a promover a diversidade e a paridade, nomeadamente em termos étnico-raciais e de género, tanto na formação da sua equipa editorial quanto na composição dos números publicados. Numa procura de justiça epistémica, tanto na equipa editorial como nas autorias de cada edição da Revista, a RCEJ manifesta a sua intencionalidade de procurar dar voz a diferentes disciplinas e lugares de fala, privilegiando a diversificação de perspetivas quer do Norte, quer do Sul Global.  

A equipa editorial da RCEJ incentiva que as publicações da Revista possam seguir as  diretrizes sobre Equidade de Sexo e Género em Investigação da Sex and Gender Equity in Research – SAGER. As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de orientações para o reporte de informações sobre sexo e género no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos resultados. 

Artigos

     

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.