ENDING – ICT & Early School Leaving. Developing a New Methodology to Empower Children in Digital WellbeIng and Critical ThiNkinG

Website do Projeto

Nome do Projeto: ENDING – ICT & Early School Leaving. Developing a New Methodology to Empower Children in Digital WellbeIng and Critical ThiNkinG
Número de Projeto: 2020-1-ES01-KA201-082232
Coordenador de Projeto: Fundación Mapfre (Spain)
Tipologia: Erasmus+ KA 201 Strategic Partnerships for school education
Duração: 1st of November 2020 until 30th of April 2023

Classificação final de “Excelente” (94/100) pela Agência Nacional de Espanha: relevância 19/20; qualidade da implementação 24/25; qualidade da equipa de trabalho e cooperação 15/15; impacto e disseminação 36/40.

Parceiros:
P2 – Ministerio del Interior – Policía Nacional Española (Spain)
P3 – Stiftung Digitale Chancen (Germany)
P4 – Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
P5 – Asociación para el fomento del uso saludable de las TIC EscuelaTIC-IKTeskola Elkartea (Spain)

Membro da Rede de Parceiros do Centro Internet Segura

Press Release

Embora a Internet ofereça oportunidades abundantes para a educação, o networking e a comunicação como uma via de informação, também pode manifestar riscos, particularmente em relação a populações vulneráveis, tais como crianças e adolescentes. Estes incluem, entre outros:

  • A exposição das crianças a conteúdos perturbadores ou potencialmente nocivos em websites, fóruns e blogues;
  • Proliferação de imagens e materiais de abuso sexual infantil, e consequentemente, o aumento do nível de prejuízo para as vítimas e dos lucros para as empresas criminosas;
  • Desenvolvimento de redes virtuais de indivíduos cujo interesse principal consiste no abuso sexual ou no tráfico de crianças e outras formas de exploração;
  • Contacto inapropriado com crianças e ‘grooming’ por adultos desconhecidos;
  • Cyber bullying, através de email, chat online, páginas web pessoais, mensagens de texto e outras formas de conteúdo electrónico;
  • Crianças introduzidas aos jogos de sorte através de plataformas de vídeo jogos.

O Projecto ENDING aborda o abandono escolar precoce, que continua a ser uma grande preocupação para países como Espanha (17,9%) ou Portugal (11,8%) que estão muito longe da meta de 10% estabelecida pela UE. O principal objetivo deste projeto é contribuir para a diminuição e prevenção do abandono escolar precoce.

Os objetivos gerais desta parceria estratégica são:

  • Prevenir a exposição das crianças a conteúdo perturbador ou potencialmente nocivo
  • Reduzir o abandono escolar precoce melhorar o ambiente escolar
  • Concepção e implementação de um método peer-to-peer que promova a segurança da rede e o bem-estar digital
  • Desenvolver conteúdo educativo atrativo e interativo, porém simples e prático
  • Instruir a comunidade educativa sobre segurança da rede e bem-estar digital e encorajar o pensamento crítico
  • Melhorar as competências profissionais no ensino, reduzindo o conflito nas salas de aula
  • Promover relações interpessoais positivas & aprendizagem cooperativa.

O projeto visa desenvolver e implementar uma metodologia baseada na aprendizagem entre pares para prevenir o abuso das TIC, desenvolver o pensamento crítico entre as crianças em idade escolar e ajudar a reduzir o abandono escolar precoce. Como este é o objectivo geral, estão também previstos alguns objectivos específicos:

  • Reduzir o abandono escolar precoce melhorando o ambiente escolar
  • Prevenir a exposição de crianças a conteúdo perturbador ou potencialmente nocivo
  • Conceber e implementar um método peer-to-peer que promova a segurança da rede e o bem-estar digital
  • Desenvolver conteúdos educativos apelativos e interativos, mas simples e práticos, sobre cidadania e bem-estar digital
  • Instruir a comunidade educativa sobre segurança de redes e bem-estar digital e encorajar o pensamento crítico e as relações positivas entre pares
  • Melhorar as competências profissionais no ensino, reduzindo conflitos no ambiente escolar e identificação precoce de casos
  • Promover relações interpessoais positivas, aprendizagem cooperativa e educação de pares
  • Prevenir danos físicos como consequência do mau uso e abuso das TIC.

Assim, a proposta de exemplos inspiradores realizados pelas próprias crianças tornará os valores comuns parte da sua vida quotidiana e poderá ajudar a construir sociedades mais prósperas, tolerantes e inclusivas.

Por conseguinte, o projeto conterá os seguintes elementos inovadores:

  1. Metodologia do exemplo a seguir
  2. Abordagem participativa centrada na experiência online das crianças
  3. Envolvimento de agentes da lei, professores, agentes de defesa infantil e outros profissionais que trabalham com crianças na capacitação dos jovens no ambiente online
  4. Foco no bem-estar digital e pensamento crítico
  5. Capacitar crianças e adolescentes em competências para a vida, autoproteção e riscos específicos.

As atividades do projeto centrar-se-ão em três resultados intelectuais principais, nomeadamente:

  1. Guia electrónico para professores
  2. Guia electrónico para pais
  3. Guia electrónico para estudantes (metodologia Peer-to-peer)

Haverá também vários eventos de multiplicação e atividades de formação que estão planeados para divulgar extensivamente e pilotar os resultados do projeto.

Os resultados do projecto acima mencionados ajudarão a alcançar o seguinte impacto:

  • Reduzir o abandono escolar precoce, especialmente entre as crianças e jovens de grupos desfavorecidos ou os mais expostos ao uso indevido e abuso das TIC.
  • Crianças “empoderadas” que relatam capacidades acrescidas, tais como: sensibilização, pensamento crítico, cooperação.
  • Melhoria do ambiente escolar, escola mais acolhedora com menos abuso e má utilização das TIC.
  • Professores que relatam um maior conhecimento no campo da utilização responsável das TIC e do bem-estar digital.
  • As crianças aumentam os conhecimentos sobre as ameaças existentes na Internet e as suas consequências.

Coordenação do projecto no ISCAP / Investigadores envolvidos:
Clara Sarmento (Coord.)
Isabelle Tulekian
Luciana Oliveira
Luísa Bravo Lamas
Sandra Ribeiro
Carina Cerqueira
Ana Margarida Silva
Ana Inês Pires


Recursos:

Guia para Professores

Guia para Famílias

Guia para Estudantes

Metodologia

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