Conferência “A Imagem da Alemanha nos Media Portugueses na Altura da Reunificação: A Propósito do 25ºAniversário da Queda do Muro de Berlim”, Marco Furtado (CEI, ISCAP) | 14 de Novembro de 2014

14 de Novembro de 2014 | 16.00 | ISCAP

RESUMO

Este trabalho baseia-se na análise de alguns textos publicados em revistas e jornais portugueses, nomeadamente o Jornal de Notícias, O Público, o EXPRESSO e a Revista do Expresso. Referir-me-ei neste trabalho aos géneros de “Notícia” e “Reportagem” para ilustrar, por um lado, alguns factos históricos vividos na Alemanha, i.e., nas antigas República Federal da Alemanha (com apenas dez estados federados) e República Democrática Alemã, desde a abertura da fronteira entre estes dois países, surgida com a Queda do Muro de Berlim, até à época da sua reunificação. Por outro lado, serão analisadas diversas passagens nesses mesmos textos, a fim de realçar elementos e meios de comunicação que deixam transparecer implicita e/ou explicitamente diferentes imagens de um país em (re)nascimento no final do século XX.

Nota biográfica

Marco António Furtado é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou a sua vida profissional freelance na Tradução e na Interpretação (essencialmente na Modalidade de Acompanhamento), tendo enveredado mais tarde pela carreira docente. Concluiu o Mestrado em Estudos Luso-Alemães, Formação Bilingue e Intercultural, na Universidade do Minho e é Doutor em Estudos de Interpretação pela Universidade de Vigo. Actualmente, exerce funções docentes no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, na categoria de Professor Adjunto. A sua área de investigação incide sobre os Estudos da Interpretação, particularmente no que diz respeito à comparação entre as condições de trabalho e a qualidade da interpretação nas modalidades da interpretação in situ e remota.